Reverb

Anitta: 1º lugar no Spotify, cantora ganhou o mundo com mentalidade de empresária e sintonizada com redes sociais

Gabriela Rassy - 05/04/2022 às 10:12 | Atualizada em 11/04/2022 às 13:00

Que Anitta, com todos seus dotes de cantora e empresária, chegou ao 1º lugar no Spotify mundial com “Envolver” você certamente já sabe. Mas a trajetória deste ícone da música periférica e pop do Brasil até o topo veio com a voz e o rebolado somados a uma mentalidade de empresária e produtora, completamente sintonizada com redes sociais.

De Honório Gurgel para o mundo, Anitta é a nossa pop star do mundo. Ela se tornou agora a primeira brasileira a liderar a parada global diária do Spotify, alcançando o primeiro lugar no top 50 mundial diário após uma campanha online pesadíssima – e brasileiro não brinca nessa hora, é sentar o dedo no play e levar nossa diva para cima. Até a publicação desta matéria, “Envolver” somava quase 120 milhões de reproduções.

Depois de 3 dias no topo, a música seguiu (e ainda segue) figurando entre os primeiros lugares no ranking global do serviço de streaming de áudio. Agora os fãs já têm um novo foco: Anitta deve lançar seu primeiro álbum internacional, “Versions Of Me” (ou “versões de mim”) no começo de abril.

Capa de “Versions Of Me”, novo álbum de Anitta

Capa de “Versions Of Me”, novo álbum de Anitta

—Anitta: a estética de ‘Vai Malandra’ é uma obra-prima

Anitta, CheckMate e Harvard

A sequência de hits frutos do projeto CheckMate começou em 2017 e terminou com a emblemática faixa “Vai Malandra”, com Mc Zaac, Maejor ft. Tropkillaz & DJ Yuri Martins. Ali, ela não estava apenas lançando sucessos, como já estava acostumada neste momento, mas cavando sua entrada na carreira internacional, incluindo não só as parcerias de

Com a Mattoni Comunicação como responsável pela estratégia de comunicação, CheckMate teve como base o lançamento de um single e clipe por mês – o que hoje virou tendência, Anitta já fazia com louvor há 5 anos. O feito a levou a outro patamar Maejor e Tropkillaz, mas também na faixa “Dowtown”, com o fenômeno J Balvin.

Depois desta maré de hits, Anitta subiu a um palco inédito em sua carreira até então: o do Harvard na Brazil Conference at Harvard & MIT. No evento anual organizado pela comunidade brasileira das duas instituições, a artista falou sobre sua trajetória, além de estratégias de marketing e do funk como manifestação da realidade social desigual do Rio de Janeiro.

A Patroa

Conhecida por todos como A Patroa, Anitta é do tipo que faz absolutamente tudo em sua carreira. Ela é cantora e dançarina, empresária e produtora, atriz (sim, ela chegou a fazer uma ponta na novela Amor de Mãe, da Globo), apresentadora, criadora de estratégias de marketing – e não para por aí. Ela é integrante do Conselho de Administração do Nubank, onde participa de reuniões para traçar estratégias futuras para o negócio. Além disso, ela é líder de Criatividade e Inovação da Skol Beats. Tá bom para você?

Aliás, ela foi a responsável por mudar a definição da palavra “patroa” no google. Ela procurou no buscador e foi surpreendida pelo único significado disponível: “mulher do patrão” ou “dona de casa”. Já “patrão”, aparecia no Google como “proprietário ou chefe de um estabelecimento privado comercial”. Depois de expor essa misoginia, a plataforma alterou a definição de “patroa”.

Anitta classifica agressão de presidente contra repórter de ‘falta de intelecto’

Depois de 5 anos cuidando de sua própria carreira, Anitta passou o bastão para o empresário americano autodidata Brandon Silverstein. Ele ganhou destaque nos últimos anos nos EUA como um dos mais promissores nomes do ramo.

O grande lançamento da artista neste 2022, que abre os caminhos para um novo momento na carreira internacional, veio com a pop “Boys Don’t Cry”. Em um clipe cheio de belas referências de clássicos do cinema, como “Harry Potter”, “Titanic”, “Noiva em Fuga”, “Beetlejuice: Os Fantasmas Se Divertem”, “Priscilla, A Rainha do Deserto”, entre muitos outros.

Logo depois do lançamento, ela subiu ao palco do The Tonight Show Starring Jimmy Fallon. Durante a entrevista, o apresentador não economizou nos elogios. “Quero falar sobre seu novo single. Eu sei que no Brasil você é uma superstar e é uma loucura. Qual a diferença do Brasil com os EUA?”, perguntou Fallon.

Depois de celebrar muito seu primeiro lugar no Spotify, Anitta deu as caras no Lollapalooza Brazil, convidada por ninguém menos que Miley Cyrus para subir ao palco e cantar “Boys Don’t Cry” em uma apresentação que marcou o festival para sempre. Agora aguardamos a participação de Anitta no festival Coachella, além de seu novo e aguardado álbum.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Canais Especiais Hypeness

Especiais