Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um asteroide de cerca de 2 toneladas de massa explodiu nos céus do município de Tefé, no interior do estado do Amazonas, no domingo do dia 3 de abril. Segundo informações da NASA e da Bramon, Rede Brasileira de Observação de Meteoros, o corpo celeste entrou na atmosfera terrestre a uma velocidade de 71 mil quilômetros por hora, e sua explosão disparou energia equivalente a de 95 toneladas de dinamite. O incidente não teve, até o momento, maiores registros apresentados, mas o Portal do Marinho, publicou vídeo que revela a luz do asteroide amazonense.
O asteroide entrou na atmosfera da Terra a 71 mil km/h
-Asteroide descoberto por estudante mineira de 18 anos é certificado pela NASA
A dimensão de 1 metro de diâmetro e 2 toneladas de massa, bem como a intensidade da explosão, foram detectadas por uma rede internacional de sensores de infrassom administrada pela agência espacial estadunidense, determinando também a velocidade da entrada do bólido no planeta. A cidade de Tefé fica a cerca de 523 quilômetros de Manaus, capital do estado do Amazonas, e apesar da força do impacto, o fenômeno não levou qualquer risco à população.
-Meteoro que caiu no céu sobre Porto Alegre é fotografado por observatório; veja vídeo
A luminosidade gerada pelo asteroide foi tão intensa que pôde ser captada pelo satélite GOES-16, localizado a 32 mil km de altitude. Operado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica americana (NOAA) com um sistema de detecção e mapeamento de relâmpagos durante tempestades, o GOES-16 também é capaz de registrar clarões eventualmente causados pelo impacto de asteroides contra a atmosfera da Terra.
Registro do flash provocado pelo meteoro em detecção do satélite GOES-16
Barcos na cidade amazonense de Tefé
-Asteroide que causou a extinção dos dinossauros caiu na Terra na primavera, diz estudo
No dia seguinte, 4 de abril, um meteoro cruzou os céus do Paraguai e pôde ser avistado em alguns locais de Foz do Iguaçu, localizado na região oeste do estado do Paraná, e também em Monte Castelo, em Santa Catarina. Uma câmera da estação de monitoramento do Clima ao Vivo registrou a passagem do meteoro que, segundo especialistas, tinha tamanho equivalente ao de uma laranja, e provavelmente foi totalmente vaporizado ao alcançar a atmosfera da Terra.
Registro do meteoro que foi visto em Foz do Iguaçu
Publicidade
Quando a estrela Betelgeuse diminuiu misteriosamente e de forma visível seu brilho, diversos astrônomos se mostraram...
O amor muitas vezes nos deixa burros. Antes disso, porém, enquanto tudo ainda é atração e sedução, para uma boa...
Depois de um longo processo de desenvolvimento, debates, estudos e rejeição, enfim a lei que permite o uso de maconha...
Depois que, em 26 de abril de 1986, a explosão no quarto reator da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, provocou o...
O cometa C/2020 F3 NEOWISE, que rendeu fotos incríveis no hemisfério Norte, vai passar pelo Brasil. A partir desta...
Um ovo de tubarão foi encontrado por um surfista e pescador em Fernando de Noronha . Este é o segundo registro...
Não é só na beleza que as montanhas de Minas Gerais se assemelham às da Bahia. Vizinhos, os topos dos montes de...
É sabido que a troca de afeto físico, principalmente entre pais e filhos, é determinante para o desenvolvimento...
Astrônomos identificaram um novo planeta orbitando a Proxima Centauri, estrela mais próxima do Sol. Chamado de...