Debate

Brasileiro que trabalha na mesma empresa há 84 anos entra para o livro dos recordes

Redação Hypeness - 29/04/2022 às 09:33 | Atualizada em 02/05/2022 às 11:57

Imagine trabalhar há 84 anos no mesmo lugar. Enquanto os millenials ficam em média 1,8 anos em seu primeiro emprego, o senhor Walter Orthmann, natural de Brusque, em Santa Catarina, trabalha há mais de oito décadas em uma empresa do ramo têxtil.

Com recém-completos 100 anos de idade, Orthmann foi contratado em 17 de janeiro de 1938 pela Renaux, empresa alemã de tecidos localizada na então pequena cidade de Brusque, que explodiria nos últimos anos devido a um desenvolvimento econômico da região do Vale do Itajaí.

Centenário viu o mundo mudar ao longo de 100 anos e não pretende se aposentar

Seu Walter, como é conhecido, viu Pelé ser tricampeão do mundo em 1970 aos 48 anos de idade. Aos 66, viu o Brasil aprovar a sua constituição. Aos 85, viu o iPhone. Aos 98, a pandemia de covid-19. Aos 100, viu um certificado do Guinness World Records em sua propriedade: ele é o funcionário trabalhando há mais tempo na mesma empresa ao redor do planeta.

– Maturi Jobs, uma plataforma brasileira de vagas de emprego para pessoas mais velhas

Ele afirma que tem alguns segredos para a longevidade: menos sal e açúcar, além de exercícios físicos. Mas também dá conselhos sobre a vida profissional.

“Você tem que gostar. Eu comecei a gostar com vontade, ambição e espírito de luta. Estar em um emprego não significa trabalhar. Só ter o cargo não importa”, conta o Seu Walter de Brusque à Reuters.

– Morre mulher nascida no século 19, mas ainda sem o título de mais velha do mundo no Guinness

Ao G1, o centenário dá dicas para os trabalhadores mais jovens. “Não fique nervoso, faça tudo rindo. Faça só o que gosta de fazer. Eu gosto de trabalhar aqui na empresa, gostava de viajar (a trabalho), e assim você nem sente o tempo passar. Não tenha inimigos. Peça desculpas. Viva tranquilo. A vida é só uma passagem aqui na Terra, aproveite, faça o que você quiser”, disse Walter.

Publicidade

Fotos: Divulgação/Guinness


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness