Debate

Burger King acionado na Justiça por fazer com que hambúrgueres pareçam maiores em propagandas

Vitor Paiva - 11/04/2022 às 10:15

Uma ação judicial coletiva instaurada contra o Burger King, nos EUA, acusa a rede de fast food de vender hambúrgueres em tamanhos consideravelmente menores do que os mostrados em seus anúncios. Segundo o processo, aberto recentemente em um tribunal no estado da Flórida, a publicidade da lanchonete mostra sanduíches como o famoso Whooper em tamanho “aproximadamente 35% maiores em tamanho e com mais que o dobro da carne” do que o alimento de fato oferecido aos clientes. A ação contra o Burger King se soma a diversos outros processos movidos nos últimos anos contra empresas de alimento e bebidas por propaganda enganosa.

O Whooper "real" do Burger King: menor e com menos ingredientes do que os mostrados nas fotos

O Whooper “real” do Burger King: menor e com menos ingredientes do que os mostrados nas fotos

-Burger King lança vídeo de lanche se decompondo e anuncia banimento de conservantes

Movido pelo advogado Anthony Russo, o processo afirma que até 2017 a dimensão dos hambúrgueres retratados nos anúncios da rede de lanchonetes ainda era relativamente justa em comparação com o produto real: desde então, porém, as imagens passaram a ser “materialmente exageradas”, segundo o documento. “Os anúncios do Burger King para seus hambúrgueres e itens de menu são injustos e prejudicam financeiramente os consumidores, pois estão recebendo alimentos com valor muito menor do que o prometido”, diz o processo, que apresenta o “testemunho” de Youtubers e vídeos que fazem reviews de comida, bem como tweets de clientes reclamando do tamanho dos sanduíches em seus pedidos.

A foto publicitária utilizada no processo para ilustrar a diferença entre os anúncios e os sanduíches vendidos

A foto publicitária utilizada no processo para ilustrar a diferença para os anúncios 

Imagem de um Whooper vendido, anexado ao processo para mostrar os sanduíches "reais" - e menores

Imagem de um Whooper anexado ao processo para mostrar os sanduíches “reais” – e menores

-Burger King se desculpa por comercial que ofendeu orientais

“Os anúncios do Burger King para seus hambúrgueres e itens de menu são injustos e prejudicam financeiramente os consumidores, pois eles estão recebendo alimentos com valor muito menor do que o prometido”, diz a acusação, que afirma que a rede utiliza “rissóis de carne grandes e ingredientes que transbordam sobre o pão para fazer parecer que os hambúrgueres são aproximadamente 35% maiores em tamanho e contêm mais que o dobro da carne”. O processo exige compensação monetária aos clientes, mas também que a rede “corrija o comportamento enganoso” em seus anúncios e no preparo dos alimentos.

"Então esse é o Big King? Parece bem pequeno", diz um tweet também anexado ao processo

“Então esse é o Big King? Parece bem pequeno”, diz um tweet também anexado ao processo

-Último sanduíche do McDonald’s vendido na Islândia completa 10 anos inalterado; veja imagens

Procurado por diversos veículos de imprensa nos EUA, o Burger King, através de uma declaração de seu porta-voz, afirmou que a empresa “não comenta sobre litígios pendentes ou potenciais”. Essa não é a primeira vez que a marca é acusada de “inflacionar” seus alimentos em anúncios: em 2010, reguladores no Reino Unido obrigaram que um anúncio do sanduíche de frango Tendercrisp fosse retirado do ar por então se tratar de um anúncio enganoso. Caso o Burger King seja derrotado, o processo poderá instaurar jurisprudência importante contra diversas outras redes de fast food que obviamente cometem a mesma prática – e alterar de forma inequívoca a publicidade ou o tamanho dos sanduíches vendidos.

Publicidade

© foto 1: Getty Images

© fotos 2, 3, 4: U.S. District Court/Southern Florida


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness