Gastronomia

Conheça o pão popular na Rússia e Ucrânia e que teria envenenado soldados no conflito

Redação Hypeness - 08/04/2022 às 13:18

2 soldados russos morreram e outros 18 foram internados após comerem piroshki, alimento tradicional de populações da Rússia e da Ucrânia. De acordo com informações veiculadas em jornais britânicos, civis de Izyum, cidade próxima às Repúblicas Populares de Donetsk e Luhansk deram pieroguis envenenados 3ª Divisão de Fuzileiros Motorizados russa que ocupava a cidade.

Piroshkis caseiros foram atrativo dos civis para soldados da Rússia, entretanto, o presente era uma arma de guerra que derrotou o exército invasor

Estes militares foram internados em uma UTI junto com outros 500 soldados russos que foram envenenados com o consumo de uma bebida alcoólica em território ucraniano que também parecia estar envenenada.

Tem piroshki em São Paulo: São Paulo de muitas nações: como explorar o mundo dentro da cidade

A região de Izyum é próxima de Kharkiv, um dos teatros de guerra mais complexos da guerra e que tem gerado grande problemas para o Exército Russo. De acordo com os jornais britânicos, o envenenamento tem sido uma arma de civis pró-Kiev na Ucrânia para tentar derrotar as tropas invasoras.

O que é um piroshki?

Mas o que é o piroshki ou pierogui? Trata-se de um pãozinho com uma massa crocante por fora e macia por dentro que pode ser recheada da forma como você preferir. As babushka russas e ucranianas fazem uma massa bastante delicada – e bem difícil de achar o ponto – e as recheiam de diversas formas, sendo a de carne moída a mais comum para as salgadas e a mistura de geleia com creme azedo a mais recorrente dos pieroguis doces.

– Conheça Maria Prymachenko, a mulher que foi a heroína da arte popular na Ucrânia

Os doces são originados da Rússia mas acabaram se popularizando ao redor de todo o antigo espaço soviético e acaba sendo um dos símbolos da alimentação rápida, popular e de rua em todos os países do Leste Europeu, sendo comum observar variações balcânicas e até gregas do piroshki.

Publicidade

Fotos: Creative Commons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness