Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Desde 2009, a associação ‘Astrônomos sem fronteiras’, que busca propagar a ciência ao redor do planeta, faz uma campanha para que abril seja oficializado como o mês da astronomia. E neste abril de 2022, diversos eventos astronômicos interessantíssimos poderão ser observados aqui do Brasil.
E você, amante da astronomia, poderá saber quais são os principais eventos astronômicos no céu de abril nesse texto. Prepare suas lunetas!
Abril será palco de duas luas novas e um eclipse solar no fim do mês; guarda as datas dos principais eventos astronômicos para se programar
Para começar, até o dia 6 de abril teremos uma Lua nova. A fase volta a se repetir no dia 30 de abril, que será o único mês do ano de 2022 com duas Luas novas.
Apesar de ser um evento relativamente comum, essa fase do calendário lunar é a melhor para a observação de fenômenos astronômicos em todo o céu por conta da redução da luminosidade na atmosfera, que torna os astros mais visíveis.
Entre 22 e 23 de abril, o brasileiro poderá ver nas madrugadas a chuva de meteoros da Líridas, que ocorre na direção da constelação de Lira. O fenômeno pode ser observado em todas as partes do céu e o pico de visibilidade deve ser no dia 23, quando a Lua já estiver entrando na fase minguante.
A chuva é causada por rastros de poeira do cometa Thatcher (C/1861 G1), descoberto em 1861. As Líridas são observadas pela humanidade desde 687 a.C., por astrônomos chineses.
Chuva de meteoros das líridas ocorre na direção da constelação de Lira; evento é conhecido e registrado pela humanidade desde 6 séculos antes de Cristo
Mercúrio poderá ser visível a olho nu no fim de abril
Mercúrio não é um planeta de alta visibilidade por sua proximidade do Sol. Mas, no dia 29 de abril, o planeta estará o mais distante possível do astro-rei e poderá ser observada a olho nu.
Eclipse solar parcial é um dos fenômenos astronômicos mais interessantes do nosso mundo
No dia 30 de abril, para fechar o mês, ocorrerá um eclipse solar parcial. Quanto mais ao sul, mais possível observar o fenômeno. Na Argentina, existirá cobertura de 53%. O horário do fenômeno está previsto para às 17h41 (Brasília).
Publicidade
Começou com casos isolados de pessoas pedindo autorização para usar a maconha medicinal, evoluiu para projetos na...
O mundo natural possui mais de 8.7 milhões de espécies na Terra, mas a vasta maioria ainda não foi catalogada - e...
Diante da campanha “Agro: a indústria da riqueza do Brasil”, exibida pela Rede Globo a fim de tentar modernizar a...
Cuidar do planeta é simbolicamente cuidar de nós mesmos – não existimos, afinal, sem essa imensa casa na qual...
Se antigamente o vinho era considerado a bebida alcoólica que fazia bem à saúde, por seu efeito antioxidante e por...
De acordo com a projeção de um dos principais modelos matemáticos usados pela Casa Branca, se não houver nenhuma...
Os pesquisadores encontraram uma espécie de cobra nunca antes descrita pela ciência. Até aí, tudo normal, mas essa...
Se a medicina ainda parece ser uma exclusividade dos humanos, então talvez esteja na hora de observar de perto outras...
Um foguete da empresa Firefly, uma start-up do ramo de exploração espacial, explodiu durante seu lançamento. Essa...