Ciência

Eclipse solar e meteoros: confira o calendário dos eventos astronômicos de abril

Redação Hypeness - 04/04/2022 às 15:50 | Atualizada em 04/04/2022 às 17:56

Desde 2009, a associação ‘Astrônomos sem fronteiras’, que busca propagar a ciência ao redor do planeta, faz uma campanha para que abril seja oficializado como o mês da astronomia. E neste abril de 2022, diversos eventos astronômicos interessantíssimos poderão ser observados aqui do Brasil.

E você, amante da astronomia, poderá saber quais são os principais eventos astronômicos no céu de abril nesse texto. Prepare suas lunetas!

– Um dos manuais de astronomia mais belos do Renascimento foi feito pelo astrônomo do imperador Carlos V

Abril será palco de duas luas novas e um eclipse solar no fim do mês; guarda as datas dos principais eventos astronômicos para se programar

Para começar, até o dia 6 de abril teremos uma Lua nova. A fase volta a se repetir no dia 30 de abril, que será o único mês do ano de 2022 com duas Luas novas.

Apesar de ser um evento relativamente comum, essa fase do calendário lunar é a melhor para a observação de fenômenos astronômicos em todo o céu por conta da redução da luminosidade na atmosfera, que torna os astros mais visíveis.

– Telescópio Hubble, da Nasa, localiza estrela mais distante já vista e que está há 12 bilhões de anos-luz

Chuva de meteoros

Entre 22 e 23 de abril, o brasileiro poderá ver nas madrugadas a chuva de meteoros da Líridas, que ocorre na direção da constelação de Lira. O fenômeno pode ser observado em todas as partes do céu e o pico de visibilidade deve ser no dia 23, quando a Lua já estiver entrando na fase minguante.

A chuva é causada por rastros de poeira do cometa Thatcher (C/1861 G1), descoberto em 1861. As Líridas são observadas pela humanidade desde 687 a.C., por astrônomos chineses.

Chuva de meteoros das líridas ocorre na direção da constelação de Lira; evento é conhecido e registrado pela humanidade desde 6 séculos antes de Cristo

Mercúrio no Maior Alongamento Oriental

Mercúrio poderá ser visível a olho nu no fim de abril

Mercúrio não é um planeta de alta visibilidade por sua proximidade do Sol. Mas, no dia 29 de abril, o planeta estará o mais distante possível do astro-rei e poderá ser observada a olho nu.

Eclipse solar parcial

Eclipse solar parcial é um dos fenômenos astronômicos mais interessantes do nosso mundo

No dia 30 de abril, para fechar o mês, ocorrerá um eclipse solar parcial. Quanto mais ao sul, mais possível observar o fenômeno. Na Argentina, existirá cobertura de 53%. O horário do fenômeno está previsto para às 17h41 (Brasília).

Publicidade

Fotos: 1 e 2: Pixabay Fotos 3 e 4: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness