Inovação

Ele cultivou 1296 tomates num único pé e bateu seu próprio recorde mundial

Vitor Paiva - 19/04/2022 às 08:23 | Atualizada em 20/04/2022 às 09:25

O britânico Douglas Smith recentemente inscreveu mais uma vez seu nome no Livro dos Recordes, após cultivar 1.269 tomates em um único pé – o maior número de tomates nascidos de um mesmo tomateiro já registrado. Fazendeiro de Hertfordshire, condado ao sul da Inglaterra, ele bateu o próprio recorde dos frutos em somente um tronco, semanas após seu próprio marco anterior.

Horticultor especialista no cultivo de vegetais gigantes, antes de migrar seu foco para quantidade, Smith já cultivou um tomate de mais de 3 quilos, uma abóbora de mais de 283 quilos e um girassol de cerca de 6 metros de altura.

O fazendeiro Douglas Smith com seu tomateiro recordista

O fazendeiro Douglas Smith com seu tomateiro recordista

-Com só 4 ingredientes, esse molho de tomate é considerado um dos mais saborosos do mundo

Antes de Smith, o recorde de 488 tomates em um pé se manteve intocado por mais de uma década: após vasta pesquisa científica e análise de solo em laboratório, o fazendeiro conseguiu superar a marca histórica em quase o dobro, com 839 frutos cultivados simultaneamente.

No último dia 18 de março, porém, o Guinness Book confirmou que o britânico havia superado consideravelmente seu próprio feito, reconhecendo novo marco, agora com o cultivo de 1269 tomates em um único tronco. “Esse ano era pra ser de experimentos, para descobrir quais variedades produziriam mais frutos. Estou espantado com quantos tomates nasceram, ao fim”, comentou o fazendeiro.

Detalhes dos mais de 1,2 mil frutos nascidos no mesmo pé

Detalhes dos mais de 1,2 mil frutos nascidos no mesmo pé

-O estranho caso do adolescente que passou 12 anos se alimentando só de tomate

‘Gosto de cultivar vegetais’

Até 2014, o “dedo verde” de Smith para a horticultura era parte de seu hobby preferido, com sua produção particular eventualmente sendo vendida para restaurantes e pubs locais, mas o interesse pelo cultivo de vegetais gigantes elevou seu hábito a um novo patamar, inicialmente focado nas abóboras, quando começou a participar de competições. “Eu sempre fui um jardineiro”, comentou.

“Gosto de cultivar vegetais para casa, mas se você está pensando em competir, aprende muitas coisas sobre como cultivar com sucesso, através de experimentos como esse”, afirmou. Seu tomate de 3 quilos sustenta o recorde de maior já cultivado no Reino Unido, mas fica atrás do recorde mundial, de 4,89 quilos em um único fruto.

Smith com o maior tomate já cultivado no Reino Unido, com mais de 3 kg

Smith com o maior tomate já cultivado no Reino Unido, com mais de 3kg

-A beterraba de 6,8 kg, colhida por um padeiro no RS

Segundo Smith, o novo recorde de tomates em um único pé foi fruto de um esforço deliberado para superar sua marca anterior, e registrar seu nome de vez no Guinness, mas ele não imaginava que conseguiria ampliar a marca com tamanha diferença – superando em 430 tomates seu próprio marco.

“Os tomates foram contados em caixas com 10, e cada 10 caixas eram colocadas nas bandejas, cada bandeja com 100 tomates”, comentou, recordando a contagem que determinou o incrível número. Oficializado seu feito, Smith revelou que já está trabalhando nos próximos experimentos, com ervilhas, batatas e berinjelas.

O galho despido, após os tomates serem colhidos

O galho despido, após os tomates serem colhidos

Publicidade

© fotos: Douglas Smith/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness