Debate

Elon Musk assume Twitter? Planos geram insegurança sobre controle de informação

Roanna Azevedo - 17/04/2022 às 20:42 | Atualizada em 19/04/2022 às 08:28

Apesar de Parag Agrawal, presidente-executivo do Twitter, ter confirmado que o bilionário Elon Musk não integrará o conselho administrativo da empresa, muitos funcionários continuam temendo que ele possa influenciar a moderação de conteúdo na plataforma. A preocupação começou logo após ser divulgada a notícia de que o fundador da Tesla e da SpaceX adquiriu 9,2% das ações da companhia, tornando-se acionista majoritário.

Elon Musk diz que viagem de ida e volta para Marte vai custar US$ 100 mil

Assim que Musk teve sua chegada anunciada na empresa, diversos políticos conservadores correram para o Twitter pedir pelo retorno de Donald Trump, banido da plataforma depois do ataque de simpatizantes seus ao Capitólio do dia 6 de janeiro de 2021. Muitos destacaram a necessidade de eliminar a “censura política” em suas declarações pela volta do ex-presidente à rede social.

Elon Musk é conhecido por ser polêmico em sua conta no Twitter.

E o receio de que o novo acionista do Twitter pudesse colaborar para isso tem fundamento. Musk é conhecido pelo histórico polêmico de publicações em sua própria conta na rede social, que acumula mais de 80 milhões de seguidores. O bilionário usa a plataforma para criticar jornalistas, reguladores do governo e promover acusações. Já ridicularizou pessoas transgênero e fez piadas sobre o combate à Covid-19. Em 2018, por exemplo, difamou um mergulhador britânico sugerindo que ele fosse pedófilo.

Vidro à prova de balas de picape elétrica de US$ 40 mil estoura durante apresentação de Elon Musk

Mesmo tendo desistido de fazer parte do conselho administrativo do Twitter, Musk ainda poderá comparecer a reuniões do órgão e discutir sobre negociações e estratégias de operação. Essa informação foi revelada posteriormente em documentos da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos. O contrato do bilionário também o deixa livre para opinar sobre o Twitter para o conselho ou nas demais redes sociais.

Elon Musk batizou o filho de X Æ A-12 e sua esposa explica significado do nome

À agência reguladora da Bolsa de Valores, Musk afirmou que sua participação na tomada de decisões do Twitter seria “passiva”. Porém, dias depois de se tornar o acionista majoritário da empresa, perguntou em seu perfil quem gostaria que a plataforma adicionasse a função de editar tweets já publicados. Após a “pesquisa”, a rede social informou que pretende testar a utilidade em breve.

Publicidade

Foto: Patrick Pleul/picture alliance via Getty Images


Roanna Azevedo
Diretamente da zona norte do Rio, é jornalista por profissão e curiosa por conta própria. Ama escrever sobre cinema e o universo do entretenimento há mais de dois anos. Tem paixão por tudo que envolve cultura, música, arte e comportamento, além de ficar sempre ligada no que rola no mundinho da comunicação nas redes sociais.

Canais Especiais Hypeness