Ciência

Escavadeira danifica pegadas de dinossauro de 112 milhões de anos nos EUA

Redação Hypeness - 06/04/2022 às 10:29 | Atualizada em 06/04/2022 às 18:37

Uma empresa de construção dos EUA estava criando um calçadão turístico na cidade de Moab, no estado de Utah. Mas uma retroescavadeira acabou danificando registros paleontológicos de dinossauros que tinham idade estimada em 112 milhões de anos.

Leia: Estátua mais antiga que Pirâmides do Egito é analisada em estudo

O Bureau of Land Management (órgão que controla o estado das terras do governo dos EUA) afirma que o Mill Canyon Dinosaur Tracksite teve diversas pegadas levemente danificadas devido ao impacto da escavadeira.

Construção da calçadão para exibição de pegadas de dinossauro acabou danificando sítio paleontológico que desejava promover

O local é considerado um dos principais pontos de registros paleontológicos de toda a América do Norte e possui pelo menos pegadas de dez espécies diferentes que viveram há mais de 100 milhões de anos no nosso planeta.

– Estatueta em madeira do antigo Império Romano é descoberta em ótimo estado na Inglaterra

Entretanto, estima-se que os danos ao patrimônio são pequenos, mas irrecuperáveis. Agora, as autoridades dos EUA buscam entender como evitar eventuais problemas desse tipo e devem fazer mais estudos de solo para tentar garantir a segurança dos patrimônios naturais dos EUA após empreendimentos desse tipo.

“Para garantir que isso não aconteça novamente, seguiremos as recomendações da avaliação, buscaremos a opinião pública e trabalharemos com a comunidade paleontológica à medida que avançamos coletivamente na construção de passarelas no local interpretativo”, informou a agência do governo dos EUA.

– Arte rupestre: ‘Capela Sistina pré-histórica’ é descoberta nos confins da selva amazônica

De acordo com o órgão, os danos poderiam ter sido maiores caso especialistas não estivessem no local para parar as máquinas. “É bom termos impedido que mais danos aconteçam. Mas isso continuará a atormentar o estado até que tenhamos um paleontólogo”, disse Jeremy Roberts, um dos que pediram ao Bureau of Land Management interromper o projeto.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness