Sustentabilidade

Essas são algumas das plantas mais surreais e inusitadas do mundo

Redação Hypeness - 08/04/2022 às 09:48 | Atualizada em 19/04/2022 às 14:10

O mundo do reino dos vegetais é incrível e possui belezas totalmente desconhecidas dos nossos olhos (ou que muitas vezes acabam passando desapercebidas.

O reino vegetal possui mais de 390.000 espécies com vascularização, ou seja, plantas com folhas. Dessas, mais de 40% são raras e endêmicas a alguma região específica do planeta.

Foi pensando nisso que o site norte-americano BoredPanda fez uma seleção com achados de plantas ao redor do mundo. São mais de 40, mas você pode conferir algumas delas aqui. Veja a seleção de plantas mais surreais e inusitadas do planeta terra:

1. Carnation Spurge

Euphorbia terracina

Essa plantinha é comum da Ilha Madeira, em Portugal, e tem uma bela estética.

2. Cacto espiral peruano

Cereus forbesii cv Spiralis

Esse cacto espiralado é uma variação dos cactos Cereus forbessii. Ele é bastante comum no alto dos Andes.

3. Bromélia de veludo

Puya bromelia

Essa é uma rara espécie de bromélia comum na parte sul dos Andes, no Chile. Ela possui uma aparência quase alienígena incrível.

4. Cicadófitas

Sementes de uma Cicadófita na Austrália

As cicadófitas são uma classe de palmeiras comuns por suas sementes que saem em uma coisa que parece um abacaxi (perdão pelo jeito chucro, biólogos!).

5. Suculenta de COoper

Haworthia cooperiana

A suculenta de cooper é uma suculenta extremamente rara e bicolor que acabou se popularizando por sua transparência. Ela tem origem na África do Sul.

6. Mandioca dura

Manihot grahamii

A mandioca dura é uma espécie não comestível de mandioca que possui essas folhas psicodélicas; a planta é comum em toda a América, mas é originária do Brasil.

7. Lanterna chinesa

Physalis alkekengi

Essa é uma planta oriunda da China do tipo Physalis. Apesar de ser parecida com o Physalis brasileiro, ela não é gostosa e tem fins ornamentais.

8. Algodão da tundra

Eriophorum

O algodão de Nunavut ou algodão Ártico é um tipo de planta quase gramada como capim, mas que solta bolinhas similares às da árvore de algodão.

9. Camélia japonesa

Camellia japonica pink perfection

A Camellia japonica é uma das mais comuns camélias, mas essa variação é bastante rara, com as folhas colocadas de forma simétrica mesmo. Foi bem comum na era vitoriana.

10. Eucalipto arco-íris

Eucalyptos degupta

Esse eucalipto é comum da região da Indonésia e Papua Nova Guiné. Seu miolo do tronco é recheado de cores e surpreende a vista por sua raridade.

11. Pera espinhenta

Opuntia santa-rita

O cacto roxo Opuntia santa-rita é o responsável por dar um fruto, a pera espinhenta ou também conhecida aqui no Brasil como figo-da-índia. O nome é interessante, mas não coma: está cheio de espinhos.

12. Cerci Canadense

Cercis canadensis

Durante a primavera, essa planta canadense ganha flores rosas e perde as folhas, ficando parecida com uma pequena cerejeira.

13. Planta gelo

Corpuscularia lehmannii

Essa é uma suculente curiosa por seu formato quase mecânico.

14. Rosa cabeluda

Geum reptans L

Essa é uma espécie da mesma classe das rosas, mas possui uma aparência muito diferente e é bem difícil de ser encontrada no Brasil.

15. Fruta-porcelana

Ampelopsis brevipedunculata

Essa é uma berry como o blueberry ou o raspberry, mas não é recomendada para alimentação. Comum na China e no Japão, ela é famosa por sua beleza e por lembrar ovos de páscoa.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Bored Panda


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness