Qual é o seu gênero? A sigla LGBTQIAP+ não para de crescer, acompanhando a diversidade de identidades de gênero que existem no mundo. Essas informações estão amplamente espalhadas por esse mundo online, mas encontramos tabelas vivas no site Gender Unicorn e no Orientando, que reúnem essas inúmeras formas de se enxergar no mundo.
Vale lembrar que identidade de gênero é diferente de orientação sexual – e a antiga sigla GLS passou a ser LGBT+ exatamente para abranger essa pluralidade. Uma pessoa pode ter interesse em homens, mulheres, nos dois sexos, em nenhum dos dois, em pessoas transgênero (e por aí vai) e ainda sim se identificar com o gênero feminino, masculino, com nenhum dos dois ou transitar entre eles conforme vive. Mas opções não acabam aí.
–5 mulheres trans que fizeram a diferença na luta LGBTQIA+
Conheça algumas delas e celebre essa bela diversidade com a gente:

Esta tabela viva cataloga identidades de gênero diversas e não para de crescer
Agêneros
Essas são pessoas que não têm identidade de gênero ou pessoas cuja identidade de gênero é neutra. O termo tem muitos sinônimos como “gênero nulo”, “sem gênero”, “sem gênero”, “sem gênero”, “genderfree”, “gendervoid” e “genderblank”
De acordo com o famoso livro “Trabalhando com Estudantes Universitários Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros: Um Manual para Professores e Administradores”, de 1998, o termo “agênero” ou “sem gênero” é usado por alguns transgêneros ou pessoas trans que não se identificam eles mesmos estritamente como homem ou mulher.
–O que é pronome neutro e porque é importante usá-lo
Aliagender
Aliagender é um gênero que descreve aquelas pessoas sem identidade de gênero não-binária específica. O termo também pode ser explicado como experiência de gênero diferente das identidades ou experiências de gênero não-binárias tradicionais.
Pessoas Aliagender são aquelas que têm uma identidade de gênero positiva definida, mas não podem explicá-la no contexto de outras identidades de gênero.
Andrógino
Andrógino é uma identidade de gênero e não apenas um adjetivo, pois é amplamente utilizado na língua inglesa. Essa identidade de gênero também é conhecida como gênero andrógino. O termo deriva dos mundos gregos “andras”, que significa homem, e “gyne”, que significa mulher.
O gênero andrógino é um amálgama de ambos ou nenhum dos gêneros binários. Indivíduos que possuem esse gênero para descrevê-lo como sendo entre mulher e homem, masculino e feminino.
Ipsogênero
Uma pessoa ipsogênero é uma pessoa intersexo que se identifica completamente e pela vida inteira com o mesmo gênero que lhe foi designado ao nascer. Pessoas ipsogênero são muitas vezes separadas da categoria cisgênero, por não terem acesso total ao privilégio cis: seus corpos são tratados como inadequados, mutações que deveriam ser corrigidas, exceções esquecidas às normas de gênero.
Demigênero
Parte de um gênero. O demigênero pode ser toda a identidade de gênero que a pessoa tem, ou apenas parte dela. O prefixo demi significa metade, porém, não é obrigatório que uma pessoa tenha metade de um gênero para se dizer demigênero. Por exemplo, pessoas que se encaixam nas descrições de magigênero ou nanogênero também podem se dizer demigênero, caso queiram.
Conheça as listas completas no orientando.org e no genderunicorns.com
–Após 28 anos, OMS deixa de considerar transexualidade transtorno mental