Ciência

Feriado antecede chuva de meteoros mais forte do ano; confira agenda

Redação Hypeness - 14/04/2022 às 15:51 | Atualizada em 14/04/2022 às 16:25

Você já ouviu falar do fenômeno da chuva de meteoros  Líridas? Esse evento, que ocorrerá em um dos próximos feriados de abril, é considerado um dos mais belos espetáculos que o céu nos dispõe e poderá ser observado daqui do Brasil no ano de 2022.

A chuva de meteoros Líridas ocorre por conta de resquícios do  cometa Thatcher, descoberto no final do século XIX. Anualmente no fim de abril, esse cometa solta dejetos que voam pelo céu e causam brilhos enormes, também conhecidos como estrelas cadentes.

Chuva de meteoros Líridas podem ser observadas em todos os cantos do céu na madrugada do próximo dia 22

Nesse ano de 2022, as Líridas serão observadas em todo o céu e em praticamente todos os cantos do planeta. A data prevista para que a chuva de meteoros tenha a melhor visualização é o próximo feriado de Tiradentes, no dia 22 para 23 de abril.

As Líridas são uma das primeiras chuvas de meteoro conhecidas pela humanidade, com registros de sua ocorrência por volta do ano 637 a.C em documentos de astrônomos chineses que foram capazes de reconhecer sua regularidade e sua posição correta no céu. Mas ninguém entendia direito o porquê do processo. Em 1803, um jornalista de Richmond, na Virginia, EUA, relatou que um grupo de pessoas se reuniu para ver a chuva de meteoros:

“Estrelas cadentes! Esse fenômeno elétrico foi registrado na manhã de quarta-feira em Richmond e vizinhanças, em uma maneira que assustou muitos e causou muito impacto naqueles que observara, o fenômeno. Das uma às três da manhã, essas pedras brilhantes pareciam cair de todos os lugares do céu, em números tão espantadores que lembravam um chuveiro de foguetes”, escreveu.

Para observar as Líridas no próximo fim de semana, recomendamos um lugar distante das grandes cidades e com baixa luminosidade, permitindo uma melhor visualização do céu. Além disso, a madrugada é sempre o melhor horário para ver as chuvas de meteoros.

Publicidade

Fotos: Foto 1: Rawpixel Foto 2: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness