Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
No dia 19 de abril, o Brasil celebra o Dia dos Povos Indígenas. A data – que busca valorizar e amplificar os povos nativos do nosso país – não é tão comemorável assim no ano de 2022.
Com o avanço do garimpo nas Terras Indígenas observado nos últimos anos, a vida e o espaço dessas populações tem sido frequentemente ameaçados com a conivência do estado brasileiro.
Exploração mineral criminosa é registrada em diversas terras indígenas; povos são as principais vítimas
Com a deflagração da invasão da Ucrânia pela Rússia e com efeitos da pandemia de coronavírus, o preço do ouro chegou à sua máxima histórica. Com isso, a demanda pelo metal precioso aumentou e as vítimas são os povos indígenas.
O tráfico de ouro e sua extração das terras indígenas tem como destino final o mercado internacional. “Quando um empresário vai para a pista ou manda alguém lá no garimpo, ele já compra o ouro e dá o destino dele. Mas quando são os garimpeiros que vêm para a cidade, primeiro eles vendem para os empresários locais, que depois vendem para fora”, explica um ourives anônimo para a Repórter Brasil.
– Meninas ianomâmi relatam abuso sexual de garimpeiros em troca de comida e MP cobra ação do governo
Um relatório recente da Hutukara Associação Yanomami mostrou que o garimpo aumentou 46% em relação a 2021 e, desde 2016, cresceu 3000%.
Para conseguir o ouro, os garimpeiros invadem as TIs da forma mais brutal possível: são relatados casos de tráfico de pessoas, violência sexual e chantagem em troca de alimentos. Lá hospedados, eles destroem o solo do local para extrair as pedras, que irão cair na mão dos estrangeiros.
– Índios isolados assassinados por garimpeiros: entenda riscos à Terra Yanomami
“Após os Yanomami solicitarem comida, os garimpeiros rebatem sempre. (…) ‘Vocês não peçam nossa comida à toa! É evidente que você não trouxe sua filha! Somente depois de deitar com tua filha eu irei te dar comida!’. ‘Se você tiver uma filha e a der para mim, eu vou fazer aterrizar uma grande quantidade de comida que você irá comer! Você se alimentará!’. Os [garimpeiros] dizem: ‘Essa moça aqui. Essa tua filha que está aqui, é muito bonita!’. Então, os Yanomami respondem: ‘É minha filha!’. Quando falam assim, os garimpeiros apalpam as moças. Somente depois de apalpar é que dão um pouco de comida”, diz o relatório.
Vítimas de violência sexual e destruição: povos indígenas são pressionados por garimpeiros e mercado internacional de ouro
Além disso, vale lembrar que depois da imposição das sanções anti-Rússia, o governo Bolsonaro aproveitou para passar a boiada e colocou em pauta um projeto de lei que visa autorização de mineradoras e garimpeiros em Terras Indígenas.
O Projeto de Lei 191/2020 oferece aos indígenas a possibilidade de participar nos lucros das atividades exploratórias – como garimpo e mineração – e define a criação de um conselho para regular as atividades de mineração em territórios indígenas (TIs) com a participação do povos originários.
O PL tinha sido aprovado em regime de urgência, mas perdeu fôlego na base bolsonarista após grandes manifestações em Brasília que lutavam contra a aprovação da nova lei.
Publicidade
Luísa Mell se indignou com comentários no Instagram de Anitta. A cantora publicou na rede social uma foto com seu...
O movimento #BlackLivesMatter (#VidasNegrasImportam, em inglês) está cada vez mais forte nos Estados Unidos. Diante...
O "Guinness Book", conhecido como "O Livro dos Recordes", atribui a uma mulher russa o título de "mais prolífica do...
Até 2020 o Reino Unido deve tornar mais difícil a vida de pessoas homofóbicas. O país britânico anunciou a...
Em entrevista exclusiva à Revista Quem, a atriz Duda Reis falou sobre seu trabalho, incluindo uma campanha de...
A atriz global, produtora, cantora e dubladora Christina Rodrigues morreu vítima de covid-19 nessa quinta-feira (17)....
Talvez você se lembre do caso do funcionário do Google que foi demitido em agosto do ano passado após escrever um...
Para muitas pessoas, beber, lembrar e manter a dignidade são verbos difíceis de serem conjugados juntos. O...
Quando afirmamos a importância da escola pública na vida de uma criança, não estamos nos restringindo ao imenso...