Sustentabilidade

JBS aumenta emissão de gases do efeito estufa e supera pegada de países inteiros

Redação Hypeness - 28/04/2022 às 10:09 | Atualizada em 02/05/2022 às 11:43

Um novo estudo mostrou que a JBS – maior empresa de carnes do mundo e segunda maior empresa brasileira – emite mais gases do efeito estufa do que países inteiros do primeiro mundo, como Itália, Espanha e Holanda.

O estudo feito pelo Institute for Agriculture and Trade Policy usando uma metodologia aprovada pela ONU em parceria com a ONG Feedback mostrou que a empresa dos irmãos Joesley e Wesley Batista tem aumentado suas emissões consideravelmente nos últimos anos.

– JBS faz 3 recalls em 6 meses. Motivo: 20 toneladas de carne moída com plástico

Vacas, pastos e fábricas da JBS são máquinas de destruição ambiental que polui mais do que países industrializados

A gigante da pecuária é a principal exportadora de carnes do planeta, dominando o mercado do continente americano, da Europa e com grande fatia do mercado asiático. Para produzir esse tanto de carne, a empresa precisa ter pastos e vacas suficientes para intensificar o aquecimento global em níveis maiores do que países inteiros.

– Vegetariano, Cid Moreira recusou proposta milionária para fazer comercial da Friboi

Poluição equiparável a de países desenvolvidos

A pegada climática anual da França é 443 milhões de toneladas de gases estufa, por exemplo. A do Reino Unido 453 mmt. Já a empresa brasileira possui uma pegada de 421 mmt, acima em 3 mmt da Itália. Ou seja, a JBS polui mais do que países do G7 e se equipara a economias mundiais inteiras.

“O fato de que uma única empresa de carne pode causar mais poluição do que um país membro do G7 inteiro deveria ser um alerta de que precisamos de uma escala maciça de proteínas vegetais e cultivadas, e precisamos delas agora”, alerta Alex Wijeratna, Diretor de Campanha da Mighty Earth.

– Relatório diz que empresas como JBS abateram gado de fazendas acusadas de trabalho escravo

Empresa está envolvida em escândalos de corrupção, violação de leis trabalhistas e grave poluição. JBS é maior empresa de carnes do planeta terra.

A JBS não apenas vende carne para o consumidor final em contratos com Carrefour, Costco, Tesco e Walmart. Além de empresas do ramo alimentício, a empresa também distribui produtos pecuários para McDonald’s, Burger King e KFC.

“Já é hora de bancos e investidores, muitos dos quais adotaram suas próprias metas ‘net-zero’, de se comprometeram a acabar com o desmatamento, deixando de bancar o caos climático e a destruição da natureza, colocando um tampão de seu apoio financeiro à tóxica JBS e suas subsidiárias”, Carina Millstone, diretora executiva do Feedback, que colaborou na pesquisa.

Em nota oficial a empresa se defendeu dizendo que:

Consideramos bem-vindas a análise e a oportunidade de discutir como enfrentamos de maneira construtiva e quantificamos os desafios que nosso setor enfrenta. Alcançar nosso compromisso de ser Net Zero até 2040 é nossa prioridade número um e estamos trabalhando em conjunto com lideranças reconhecidas globalmente nessa área, incluindo a SBTi, para avaliar, alinhar e auditar metas de redução de emissões baseadas na ciência, considerando os escopos 1, 2 e 3, como é nosso objetivo desde o início. Temos sido transparentes sobre os prazos necessários para fazer isso, enquanto lideramos a transição de nosso setor, e forneceremos atualizações à medida que concluirmos cada etapa de nossa jornada. Alcançar a verdadeira mudança requer reconhecer os desafios que nosso setor enfrenta e garantir uma abordagem rigorosa baseada na ciência para reduzir nossas emissões de gases do efeito estufa. Em vez disso, o relatório do IATP usa uma metodologia equivocada e dados grosseiramente extrapolados para fazer afirmações enganosas, incluindo o uso de nossa capacidade de processamento para estimar nossas emissões. Embora não concordemos com seus métodos e não tenhamos tido a oportunidade de contribuir ou de responder aos pontos trazidos pelo relatório antes da publicação, entramos em contato com a ONG para revisar suas conclusões em busca de nosso objetivo comum. Também contatamos consultores especializados independentes nessa área para garantir uma abordagem transparente e baseada na ciência. No que diz respeito às duas recomendações principais dos relatórios – o trabalho de divulgação das emissões de acordo com os padrões internacionais de melhores práticas e a verificação independente de terceiros com relação à nossa meta de Net Zero -, ambas já estão em andamento. Atenciosamente

Publicidade

Fotos: Destaques: Pixabay Fotos 1 e 2: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness