Diversidade

Jessica Jacinto: a modelo com Síndrome de Down que está derrubando barreiras e padrões

Roanna Azevedo - 04/04/2022 às 10:38

“No minuto em que estou na passarela, eu me torno outra pessoa. É quase como se houvesse alguém dentro de mim se libertando de repente. Eu me sinto empoderada.” Assim é como a modelo Jessica Jacinto se sente quando está fazendo o que mais ama: desfilando e fotografando. A venezuelana de 22 anos tem Síndrome de Down e vem provando o quanto a representatividade também é importante no universo da moda.

Evelyn Labanda: primeira apresentadora com síndrome de Down do Equador quer entrar para a TV aberta

Durante o ensino médio, Jessica praticou vários esportes, como natação, ginástica e atletismo, mas nenhum deles a fazia feliz de verdade. Foi aos 14 anos, após participar de um concurso de beleza para garotas com Síndrome de Down, que ela decidiu que queria se tornar modelo internacional.

Primeiro atleta com Síndrome de Down a terminar Ironman faz história e entrega medalha à mãe

“Esse era o mundo dela”, reparou Yanira, mãe de Jessica e responsável por administrar suas redes sociais. É, inclusive, por meio dos perfis da filha na internet que a maioria das propostas de trabalho chegam. Em quase 10 anos de carreira, a jovem já participou de inúmeros castings e foi convidada para fotografar por diversas marcas. Todas eles destacaram o carisma e a força da modelo.

“Para mim, ser modelo é como estudar uma carreira que você gosta, que você é realmente apaixonada. (…) E mesmo se você não acredita nisso, é algo que precisa de dedicação e inovação para melhorar”, conta Jessica. Infelizmente, muitas agências ainda não pensam assim. Várias já dispensaram a jovem, dizendo que queriam entrar em contato depois, mas nunca o fizeram. Mas são essas situações de capacitismo que incentivam a modelo e sua mãe a continuarem lutando.

O que é PCD? Listamos as principais dúvidas sobre a sigla e seu significado

É verdade que muitas marcas e empresas têm sido mais inclusivas porque o mundo atualmente espera isso delas e, consequentemente, precisam ganhar dinheiro. Mas, enquanto fazem isso, é possível que a situação realmente mude. A motivação pode não ser essencialmente ética, mas modelos como Jessica estão abrindo caminho para que meninas como ela também possam seguir seus sonhos.

Fotógrafo reúne bebês com síndrome de Down em ensaio inspirado na Disney

Publicidade

Fotos: Reprodução - Instagram.com/jessica_model99


Roanna Azevedo
Diretamente da zona norte do Rio, é jornalista por profissão e curiosa por conta própria. Ama escrever sobre cinema e o universo do entretenimento há mais de dois anos. Tem paixão por tudo que envolve cultura, música, arte e comportamento, além de ficar sempre ligada no que rola no mundinho da comunicação nas redes sociais.

Canais Especiais Hypeness