Diversidade

Maju de Araújo: a 1ª brasileira com síndrome de Down a fazer parte do time de embaixadoras da L’Oréal

Roanna Azevedo - 04/04/2022 às 10:39 | Atualizada em 06/04/2022 às 10:49

Com apenas 19 anos, Maju de Araújo vem fazendo história no mundo da moda. A modelo carioca se tornou a primeira embaixadora com Síndrome de Down da marca L’Oréal Paris. Mostrando que existe, sim, beleza na diversidade, seu trabalho tem chamado atenção de grandes marcas e semanas de moda ao redor do mundo.

Evelyn Labanda: primeira apresentadora com síndrome de Down do Equador quer entrar para a TV aberta

O amor pelas passarelas existe desde criança, quando Maju brincava de desfilar e já dizia que queria ser modelo. Como cresceu tendo seus desejos e potencialidades menosprezados pelo capacitismo da sociedade, o sonho não era tratado com muita importância. Tudo mudou, quando a jovem sobreviveu a uma meningite, após entrar em coma. Adriana, a mãe, então decidiu que faria de tudo para que a filha realizasse sua maior vontade.

“O único dinheiro que eu pude reservar eram 200 reais, o valor da matrícula na escola de modelo. Pensei: ‘minha filha merece’”, contou em entrevista ao El País. Na ocasião, Adriana trabalhava com gastronomia em eventos. Maju foi descoberta em 2018 pelo grupo MGT, mas seus primeiros trabalhos não costumavam ser remunerados. As negociações sobre cachê e convites para eventos aumentaram depois que ela passou a ser agenciada pela Mynd.

Primeiro atleta com Síndrome de Down a terminar Ironman faz história e entrega medalha à mãe

Antes de integrar o time de embaixadoras da L’Oréal, Maju já havia desfilado para 40 marcas em uma única temporada, batendo o recorde da Fashion Week entre modelos PCD e não PCD. A jovem também participou da Semana de Moda de Milão, lançou uma coleção de joias em parceria com a Ahmi e, como destaque no setor de moda, entrou na lista Under 30 da Forbes em 2021.

“Ter a Maju em uma marca como a L’Oréal Paris é a forma de dizer para a sociedade o quanto a L’Oréal é engajada no tema. O quanto a gente quer mostrar que beleza é para todos – mas todos mesmo. Não importa deficiência, raça, orientação sexual ou qualquer outra definição que a gente tenha na vida, porque nada disso pode definir uma pessoa”, declara Renata Dourado, Head de Diversidade & Inclusão da L’Oréal Brasil.

Fotógrafo reúne bebês com síndrome de Down em ensaio inspirado na Disney

Em suas redes sociais, Maju também celebrou o título de embaixadora. “No mundo sempre existiu um lugar pra mim, mesmo quando era difícil de acreditar, e hoje posso dizer que finalmente me encontrei. Ser modelo não é sobre luxo e fama, é um trabalho que nos coloca como referência e símbolo de representatividade daqueles que ainda não descobriram seu lugar no mundo.”

Publicidade

Fotos: Reprodução - Instagram.com/majudearaujo


Roanna Azevedo
Diretamente da zona norte do Rio, é jornalista por profissão e curiosa por conta própria. Ama escrever sobre cinema e o universo do entretenimento há mais de dois anos. Tem paixão por tudo que envolve cultura, música, arte e comportamento, além de ficar sempre ligada no que rola no mundinho da comunicação nas redes sociais.

Canais Especiais Hypeness