Ciência

Meteoro que caiu no céu sobre Porto Alegre é fotografado por observatório; veja vídeo

Redação Hypeness - 06/04/2022 às 15:24

Você sabia que meteoros e estrelas cadentes são vistos com grande frequência nos nosso céu? Entretanto, por se tratarem de momentos extremamente fugazes e que exigem atenção, muitas pessoas acabam deixando passar. Mas, se depender do Observatório Heller & Jung, localizado em Taquara, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), nenhum objeto irá passar pelos céus do estado sem a devida visualização.

Meteoro foi observado no céu de Porto Alegre durante a noite dessa terça-feira (5) e deu show curto no céu gaúcho: foram apenas 3 segundos de brilho

O Observatório Espacial Heller & Jung foi fundado há dois anos atrás pelo professor universitário Carlos Fernandes Jung, que tem Pós-Doutorado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem mapeado diversos fenômenos de meteoros nos céus gaúchos.

– Vídeo mostra meteoro caindo em cidade do interior; velocidade impressiona

Meteoro fireball

Dessa vez, as lentes do observatório registraram a queda de um meteoro que passou exatamente em cima da cidade de Porto Alegre.

De acordo com informações do centro de pesquisa, o meteoro, denominado “fireball” por conta de seu brilho intenso e fugaz, passou por entre as nuvens por volta das 20h47 na região Sul da Capital.

O céu fechado ate poderia dificultar a visualização do fenômeno, mas o forte brilho fez com que as lentes captassem o objeto. Nas imagens, é possível ver o brilho do objeto, que foi extinto a 40 km de altitude sobre Porto Alegre. A passagem do meteoro em Porto Alegre teve duração estimada em três segundos.

Confira um vídeo do fenômeno:

Leia: Meteoro explode duas vezes durante chuva registrada no RS; assista

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness