Inspiração

Mulher de 100 anos comemora aniversário com irmãs mais velhas de 102 e 104 anos

Vitor Paiva - 19/04/2022 às 14:59

A festa de aniversário de 100 anos de Frances Kompus, celebrada em 11 de novembro do ano passado, no estado do Kansas, nos EUA, representou um marco impressionante não só para a senhora, mas para toda a família, por um motivo inigualável: Frances é a irmã mais nova da família, e celebrou seu centenário ao lado de suas duas irmãs mais velhas.

Julia Kopriva estava presente e saudável com 104 anos, também completos em novembro, na festa da caçula, assim como Lucy Pochop, que fez 102 anos em junho de 2021. As três cresceram em uma fazenda na cidade de Beardsley, no Kansas, em uma família de imigrantes vindos da Tchecoslováquia para trabalharem como agricultores no condado de Rawlins, no início do século XX.

As irmãs Julia, Frances e Lucy

A aniversariante Frances, ao centro, ao lado das irmãs Julia, à esquerda, e Lucy

-Aos 103 anos, atriz de ‘…E o Vento Levou’ posta foto andando de bicicleta

Sem irmãos, Lucy, Julia e Frances trabalharam durante toda a juventude na fazenda ao lado da família, onde Frances operava um trator ao longo de metade do dia de trabalho – e onde comiam uma deliciosa comida caseira, como lembra a mais jovem, mesmo durante os duros tempos da Grande Depressão, crise econômica que varreu os EUA a partir de 1929 e ao longo dos anos 1930.

A boa alimentação é uma das explicações apresentadas pelas irmãs para a longevidade, além do hábito de caminhar muito, ter uma vida social saudável, rezar, se manter longe de problemas e simplesmente “seguir em frente”, nas palavras da irmã mais nova.

As três irmãs, durante a infância, nos anos 1920

As três irmãs, durante a infância, nos anos 1920

Fazenda onde nasceram e cresceram, no estado do Kansas, nos EUA

Fazenda onde nasceram e cresceram, no estado do Kansas, nos EUA

-Morre mulher nascida no século 19, mas ainda sem o título de mais velha do mundo no Guinness

A festa aconteceu na mesma igreja na cidade de Atwood, no Kansas, onde Frances foi batizada, reunindo cerca de 50 pessoas além das 3 irmãs, que passaram os últimos 100 anos sempre reunidas. Ao longo do tempo, as três se tornaram mães, avós e bisavós, mas nunca se distanciaram nem deixaram de estar presentes e ajudar uma na vida da outra.

“Eu fico feliz que tivemos companhia uma das outras. Nós sempre brincamos juntas”, relembra Julia, que, por ser a mais velha, ainda hoje reitera “Eu que mandava”, com humor, sobre as brincadeiras. “Eu não acho que nenhuma de nós se sente tão velha”, afirma Kopriva.

Julia, Lucy e Frances, em 1967, no aniversário de 50 anos de casamentos dos pais, Florian e Frances Holub

Julia, Lucy e Frances, em 1967, no aniversário de 50 anos de casamentos dos pais, Florian e Frances Holub

-Recorde de pessoa mais velha do mundo será batido ainda nesse século, garante estudo

A dimensão das mudanças que as irmãs, nascidas em 1917, 1919 e 1921 respectivamente, testemunharam na zona rural do Kansas pode ser medida pelo fato de que, até 1963, elas viveram sem eletricidade na fazenda: somente quando todas já tinham superado a marca dos 40 anos de idade que passaram a desfrutar de facilidades do mundo “moderno”, como lâmpadas, geladeiras, congeladores, televisores e tantas mais novidades tecnológicas de então.

Frances confirmou que adorou sua festa de 100 anos, e que não vê a hora de celebrar, em junho, o aniversário de 103 anos de Lucy, sua irmã do meio – segundo Frances, por ser a mais nova ela naturalmente sempre copiou as irmãs mais velhas: e assim segue até hoje, também na bela e longa vida que vive.

Frances, Lucy e Julia se falam regularmente e convivem há mais de 100 anos

Frances, Lucy e Julia se falam regularmente e convivem há mais de 100 anos

Publicidade

© fotos: Arquivo pessoal/Valyne Pochop/Fran Allacher


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness