Nasa detalha maior cometa já registrado por astrônomos

Redação Hypeness - 13/04/2022 às 12:59

Pesquisadores da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Espacial dos EUA (NASA) confirmaram a existência do maior cometa da história. O novo objeto, chamado de C/2014 UN271 e também conhecido pelo nome Bernardinelli-Bernstein, tem cerca de 85 milhas ou 140 quilômetros e é 12 vezes maior do que o famoso Cometa Halley.

Novo objeto descoberto por brasileiro foi atestado como o maior cometa descoberto até então

De acordo com os cientistas, o objeto já estava na mira dos astrônomos por conta de seu brilho e sua cauda extremamente curiosos.

Após observarem o C/2014 UN271 viajar em direção ao sol com novas lentes, eles conseguiram decifrar o que era brilho, o que era cauda e o que era o núcleo do cometa, ou seja, o bloco de gelo e poeira que está por trás do objeto e causador do fenômeno.

– Seis fatos curiosos sobre o cometa Halley e a data em que ele deve voltar

Eles concluíram que o objeto tem 140 quilômetros de extensão – algo equivalente à distância entre Nova York e Filadélfia ou entre São Paulo e Ilhabela em linha reta -, é cerca de 50 vezes maior que a maioria dos cometas e tem uma massa estimada em 500 trilhões de toneladas, 100 mil vezes mais que o comum para outros corpos encontrados perto do Sol. Os astrônomos acreditam que o cometa tem por volta de um milhão de anos de idade.

“Sempre suspeitamos que esse cometa era grande porque ele sempre pareceu muito brilhante mesmo a uma enorme distância, e agora pudemos confirmar”, afirma o astrônomo David Jewitt, da Universidade da Califórnia em Los Angeles.

Descoberta brasileira

O objeto foi registrado pela primeira vez em 2010, mas só foi descoberto e nomeado no ano passado. Ele vem da Nuvem de Oort, uma nuvem de fragmentos de gelo que é conhecida como o fim do sistema solar que está a 0,7 anos luz do sol.

O responsável pela descoberta desse objeto é o brasileiro Pedro Bernardinelli, de 27 anos, que dá nome ao cometa junto com seu orientador de doutorado, Gary Bernstein.

Leia: Cientista brasileiro descobriu maior cometa já visto no Universo

“Uma piada que costumo contar: dizer que esse objeto está indo em direção à Terra não é errado, porque está mesmo. Mas é a mesma coisa que dizer que, toda vez que eu recebo meu salário, minha fortuna chega perto da fortuna do Silvio Santos. Tecnicamente está correto, mas não quer dizer que vá chegar lá ”, brinca o cosmologista.

Ontem, noticiamos que a sonda Solar Observer da NASA e da ESA conseguiu fazer o registro com maior resolução da história do nosso astro-rei. Confira as novas imagens do espaço.

Fotos:  NASA/ESA/Man-To Hui, Macau University of Science and Technology/David Jewitt, UCLA/Alyssa Pagan, STScI/Divulgação