Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Com os efeitos especiais e a computação gráfica de hoje, o cinema é realmente capaz de tornar a mais delirante imaginação em imagem na tela, mas em 1957 um filme era feito sem computador, somente com cenografia, truques de câmera e efeitos especiais “reais” – e foi nesse ano e dessa forma que se fez O Incrível Homem que Encolheu. Dirigido por Jack Arnald e estrelado por Grant Williams, é possível supor o enredo do filme a partir do título: um dia, depois de ser encoberto em um barco por uma estranha nuvem que ele não sabia que era radioativa, o personagem Scott Carey descobre que começou a encolher. Mas como mostrar isso ao público de forma convincente e impactante sem poder recorrer aos recursos digitais atuar, que simplesmente ainda não existiam?
A atriz Randy Stuart e o ator Grant Williams no set, durante as filmagens
-A prótese dentária que transformou Marlon Brando em Vito Corleone
A primeira resposta é a mais evidente, e as fotos do set de filmagens publicadas pela revista LIFE mostram que utensílios gigantescos foram de fatos produzidos e mesmo cenários inteiros foram ampliados a fim de fazer com que o ator parecesse cada vez menor. Mas vale lembrar que o personagem não para de encolher ao longo do filme, reduzindo até ficar menor que um inseto, e não haveria orçamento que desse conta de reproduzir tal processo produzindo novos e mais novos cenários e objetos de cena cada vez maiores – assim, truques de câmera e efeitos especiais “manuais” realmente incríveis tiveram de ser realizados para filmar a história – e o efeito.
Parte da equipe de “O Incrível Homem que Encolheu”, carregando os gigantes objetos de cena
Aumentar o cenário era jeito eficaz de ilustrar o tamanho reduzido do personagem
-O maravilhoso Instagram que revela cenas de filmes famosos com e sem efeitos especiais
Cada posicionamento de câmera para as filmagens foi devidamente pensado com a finalidade de imprimir a diminuta dimensão de Scott, mas não somente: sobreposição de imagens em filmes foram utilizadas, com cenas “coladas” sobre fundos ampliados, sincronizando sequências diferentes para reposicionar a atuação de Williams sobre um diferente fundo –, diante do qual ele parece medir poucos centímetros. Mas o mais divertido é mesmo ver as fotos mostrando os objetos gigantes que a produção preparou para servir de cenário e instrumento de cena dando a dimensão do incrível homem que encolheu.
O filme foi um imenso sucesso, reconhecido como um marco dos efeitos especiais no cinema
-As gigantes e hiperrealistas esculturas que você vai duvidar que não são reais
São caixas de fósforo, agulhas de tricô, botões, cadeiras, revistas, lápis, sofás e até gotas de água que se transformam em verdadeiras tempestades sobre o personagem. Apesar de certo caráter surreal e até mesmo experimental – com seu sentido aproximando-se do filosófico ao fim – o filme foi um sucesso, tornando-se uma das maiores bilheterias de ficção científica dos anos 1950, e atingindo caráter de adoração cult desde então e até hoje. Não é por acaso, portanto, que O Incrível Homem que Encolheu foi selecionado para ser preservado, em 2009, pela Biblioteca do Congresso, como sendo “culturalmente, historicamente e esteticamente importante” – além de imensamente divertido.
O personagem encolhido enfrenta grandes ameaças até mesmo diante de um mero bueiro
Publicidade
Fazer uma viagem e descobrir em pleno voo que a companhia aérea só vai servir uns meros biscoitinhos pode ser uma...
Finalmente os parques da Disney vão ganhar mais personagens da Marvel em suas atrações. A boa nova agora se...
Um ladrão anda solto em Fernando de Noronha. Na calada da noite, Back rouba os vizinhos, com uma predileção...
Responda rápido: a imagem abaixo é uma foto estática ou um gif que está se mexendo? Bem, provavelmente você...
Uma palavra que não possui significado em inglês, mas que para os fãs do clássico filme O Iluminado quer dizer...
Se para você yoga é sinônimo de relaxamento, então talvez esteja na hora de conhecer o FloatFit, uma modalidade...
Pouco mais de um mês desde o lançamento nos Estados Unidos, o Burger King confirmou a chegada no Brasil do Rebel...
Diz a sabedoria popular que gosto não se discute. Outros sábios, porém, complementam tal decreto dizendo que gosto...
Uma pesquisa elaborada pela empresa DogHero mostrou quais são os nomes para gatos mais comuns de todo o Brasil. Será...