Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Em um feito inédito da ciência e da arqueologia brasileira, o primeiro ninhal de dinossauros já descoberto no país foi encontrado no bairro de Ponte Alta, na Zona Rural da cidade mineira de Uberaba. O achado é um conjunto de 20 ovos aninhados com cerca de 80 milhões de anos, encontrado por paleontólogos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) formando o primeiro sítio de nidificação já registrado em solo nacional: o artigo registrando o feito foi publicado no dia 24 de março na revista científica Scientifics Reports, com a colaboração de cientistas argentinos, que ajudaram a identificar a espécie de dinossauros descoberta nos ovos.
Registros fotográficos dos ninhas de dinossauros descobertos em Uberaba
-Conheça detalhes do Pterossauro brasileiro que viveu onde hoje é Chapada do Araripe
Os ovos aninhados encontrados em Uberaba são de Titanossauros, e até então somente haviam sido encontrados isolados no Brasil: o técnico em paleontologia João Ismael da Silva, servidor da Fundação Cultural da Prefeitura Municipal de Uberaba e principal responsável pela expedição, pesquisa ovos de dinossauro na região desde 1990, e já havia encontrado ovos de Titanossauro na região, mas nunca reunidos em um mesmo ninho. A cidade mineira já faz parte, porém, da história da paleontologia brasileira desde 1951, quando o primeiro ovo esférico da espécie encontrado no Brasil foi descoberto na região: hoje Uberaba é referência para todo mundo em pesquisa con fósseis vertebrados do período Cretáceo, entre 145 milhões e 66 milhões de anos atrás.
Ilustração mostrando como os ovos eram posicionados e permaneceram por milhões de anos
-Fóssil de dinossauro gigante com fêmur de quase 2 metros é encontrado no Maranhão
Os ovos aninhados descobertos possuem cerca de 12 centímetros de diâmetro e 900 centímetros cúbicos de volume, e são semelhantes aos de Titanossauros encontrados na Argentina e na Romênia: algumas características singulares, porém, podem ser explicadas, segundo os cientistas, pelas características do ambiente semiárido da região, como a forma dos poros espalhados pela superfície das esferas. Era através desses poros que os embriões realizavam trocas gasosas com o mundo ao redor dos ovos, e o clima seco e desértico da Zona Rural mineira há 80 milhões de anos determinou a diferença no padrão dos ovos recém-descobertos em relação aos equivalentes argentinos e romenos.
O técnico em paleontologia João Ismael da Silva, que liderou a descoberta
-Urnas funerárias encontradas no Equador revelam restos mortais de povo anterior à invasão europeia
“Aninhamentos de Titanossauros já foram descobertos extensivamente por todo o mundo, com registros notáveis na Espanha, França, Romênia, Índia, e especialmente na Argentina. Aqui, nós descrevemos o primeiro ninhal de Titanossauro do final do período Cretáceo já encontrado no Brasil, representado o sítio arqueológico mais ao norte para uma descoberta do tipo já registrado na América do Sul”, diz o artigo. Os ovos foram submetidos a exames de tomografia, mas nenhum embrião preservado foi identificado em seus interiores: de acordo com a pesquisa, a ninhada mais bem preservada, intitulada CPPLIP 1798, traz os ovos sobrepostos, em contato uns com os outros, posicionados em formato de tigela – uma característica comum aos ninhos de Titanossauro, por conta do posicionamento enterrado dos ovos.
Os ovos não possuíam nenhum embrião em seus interiores
Publicidade
Qual é a primeira coisa que você faz ao retirar uma panela do fogo? Se assim como grande parcela da população é...
Para além de qualquer especulação vaga ou teoria da conspiração, os famosos Objetos Voadores Não-Identificados...
Chernobyl voltou a ser tema de conversas no ano passado, quando a HBO lançou a série homônima sobre o desastre...
Na região da cidade paranaense de Capitão Leônida Marques, o local onde 150 esculturas de cerca de 4 mil anos de...
Por um lado, a história do casal formado por Carl Dunham, de 59 anos, e sua esposa Linda Dunham, de 66 anos, se...
Se até hoje lidamos com o machismo em diversas profissões, imagine como foi para Gioconda Mussolini, a primeira...
Algumas pesquisas já associavam a desigualdade econômica à depressão, mas nada havia sido descoberto até...
Um novo estudo realizado por cientistas brasileiros comprovou as incríveis capacidades e variedades reprodutivas dos...
Vários cientistas têm se dedicado a estudar os efeitos neurológicos da meditação, em busca de evidências...