Ciência

O que se sabe sobre o asteroide que passará próximo da Terra hoje com 30 vezes a velocidade do som

Redação Hypeness - 27/04/2022 às 15:41 | Atualizada em 27/04/2022 às 15:46

Um asteroide do tamanho do Morro do Corcovado irá passar a 3,2 milhões de quilômetros do nosso planeta – distância considerada próxima em níveis astronômicos – nessa quinta-feira (28)

O gigante 418135 (2008 AG33) tem diâmetro estimado entre 350 a 780 m – ou algo entre um Empire State e um Burj Khalifa. E está viajando pelo universo para chegar ao ponto mais próximo da Terra amanhã.

– O que se sabe sobre o asteroide possivelmente mais valioso do que toda a economia global

Asteroide gigante irá passar pela órbita terrestre; objeto pode voltar daqui a 9 anos

O asteroide gigante entrará na órbita da Terra na velocidade de 37,4 mil km/h. Os 3,2 milhões de km que nos separarão do 418135 (2008 AG33) são equivalentes a oito vezes a distância entre nosso planeta e a Lua.

– NASA pousa uma nave espacial num asteroide pela primeira vez na história

O termo “próximo da Terra” é cunhado pela Agência Espacial dos EUA (NASA). De acordo com os especialistas, trata-se de uma categoria para tratar de objetos que estejam a pelo menos 193 milhões quilômetros de distância da nossa atmosfera.

Caso o objeto esteja a menos de 7,5 milhões de quilômetros da Terra e viaje em alta velocidade – como o 2008 AG33 – também é classificado como “potencialmente perigoso”, segundo os critérios da agência.

Não existe nenhum risco do asteroide gigante entrar em contato com a Terra. Mas essa certeza só é possível por conta do trabalho de astrônomos que mapeiam os asteroides – como demonstrado no filme ficcional ‘Don’t Look Up’, da Netflix.

A NASA e outras agências espaciais fizeram testes em conjunto de tecnologias capazes de alterar a rota de asteroides e também estudam formas de desintegrá-los para garantir a segurança de todo o planeta.

– Asteroide maior do que qualquer prédio na Terra passará tão perto que talvez seja visto no céu

Ainda nesse ano, em maio, um outro asteroide gigante irá cruzar próximo da órbita terrestre. O 467460 (2006 JF42) tem diâmetro estimado a 860m. Este irá passar a 5 milhões de quilômetros de distância do nosso planeta.

Publicidade

Fotos: Destaques: Pixabay Foto 1: NASA


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness