Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Uma onça-parda foi registrada em uma área florestal em Maricá, na região dos Lagos, no Rio de Janeiro. O grande felino, que não aparecia na região há mais de 100 anos e era considerado localmente extinto, foi observado em câmeras de monitoramento do Refúgio de Vida Silvestre de Maricá (Revimar), uma unidade de conservação fluminense.
Onça-parda foi flagrada em região de Mata Atlântica; animal estava desaparecido do local há mais de 100 anos; registro foi feito por pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Além da onça-parda (também conhecida como suçuarana), também foi registrado um gato maracajá, outro felino de grande porte comum da Mata Atlântica. Ambos os animais são raros na região e são considerados ameaçados de extinção por biólogos.
– Onça-parda é flagrada pela 1º vez em reserva em GO; felino é o 4º maior do mundo
“A presença destes predadores de topo de cadeia em nossas áreas protegidas é um bioindicador da qualidade das nossas florestas. Nosso município possui mais de 50% de seu território inserido em Unidades de Conservação e esse acostamento através do trabalho de monitoramento realizado pela Prefeitura de Maricá vem coroar nossas ações”, afirmou o secretário de Cidade Sustentável, Helter Ferreira, em nota da comunicação da cidade.
Gato Maracajá também foi visto pelos pesquisadores da UERJ
A Revimar ocupa cerca de 25% do território de Maricá, que possui outros diversos ambientes de conservação do meio-ambiente. Por conta da boa preservação do local e graças ao monitoramento de vídeo das florestas, é possível ver que o espaço tem comportado a biodiversidade da Mata Atlântica.
“A onça parda e o gato maracajá estão ameaçados de extinção. A presença deles é para se comemorar, mas também para aumentarmos a vigilância e proteção. Estamos monitorando a fauna do Revimar 24 horas por dia. A equipe conta com profissionais da UERJ, da prefeitura das polícias”, explica Izar Aximoff, do Núcleo de Fotografia Cientifica Ambiental da UERJ.
– Lobo-guará é visto circulando em cidade do MT; animal está ameaçado de extinção
“Esses animais não representam perigo para sociedade. Existe um pequeno risco para animais que são criados soltos no entorno do Revimar, como galinhas, porcos e bezerros por exemplo. Vamos iniciar campanha orientando esses proprietários a realizarem medidas que diminuam o risco de ataque como, por exemplo, a colocação de cercas elétricas e recolher os animais no período noturno. Na verdade, existem muitas presas para esses felinos dentro do Revimar e quem corre mais perigo são eles mesmos devido a caça”, completou o pesquisador.
Publicidade
Biólogos estão comemorando o retorno dos macacos bugio ao Parque Nacional da Tijuca. A notícia é um oásis em meio...
O impacto da ação humana, da poluição e do despejo irregular de lixo pode ser medido na prática, com o passar do...
Você não precisa ser vegano para entender que um consumo menor de carne é algo benéfico para o meio ambiente e para...
O relato do biólogo Izar Aximoff, divulgado pela BBC Brasil, é de cortar o coração. Embora tenha experiência na...
A crise climática será o tema do primeiro evento TEDx no Morro da Urca, no Rio de Janeiro. A rodada de palestras vai...
Um biólogo encontrou um jacaré com 320 quilos e 4 metros de comprimento ao lado de uma lagoa no estado de Georgia,...
Enquanto certo esnobismo tradicional insiste em diminuir a força artística e discursiva dos grafites espalhados por...
Irrigadores automáticos em hortas e jardins são excelentes opções àqueles que não têm tempo para manter seus...
Quem vive nas grandes metrópoles sente um prazer imenso e uma sensação de bem estar inenarrável em passar alguns...