Ciência

Ossada de bebê é encontrada no maior achado arqueológico urbano no Recife

Roanna Azevedo - 25/04/2022 às 08:29

Na última segunda-feira (18), cientistas encontraram uma ossada de bebê enterrada na comunidade do Pilar, em Recife, área de escavações considerada o maior achado arqueológico urbano do país. A descoberta vai ajudar pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) a conhecerem mais detalhes sobre as primeiras populações da história da cidade.

A ossada de casal de guerreiros enterrado ao lado de serviçal e suas armas há mais de 2 mil anos

O esqueleto do bebê estava enterrado na quadra 25 e em cima de outro, um adulto. Ao lado da ossada, havia um pedaço de metal que, aparentemente, formava o caixão e mais 13 pregos de ferro.

Ossada de bebê encontrada na comunidade do Pilar, em Recife.

A bioarqueóloga Cláudia Cunha, especialista em ossos humanos da UFPI, foi a primeira a analisar o esqueleto. Ao preencher a ficha antropológica, ela constatou que, pelo tamanho da tíbia, a ossada era de um bebê de quatro a seis meses de vida.

Terreno com ossadas de escravizados na Liberdade é 1ª cemitério de SP. Local será memorial

Além de achar que raízes de plantas e animais acabaram interferindo na cova aos longo dos anos, Cláudia também conseguiu identificar que o crânio foi possivelmente esmagado por pressão. Apesar disso, não houve como definir se o esqueleto era do gênero feminino ou masculino.

Esqueletos encontrados pela equipe arqueológica na mesma área.

Ao todo, dez ossadas e restos de outras cinco já foram encontradas na região. “Nesse caso, essa área está se revelando em um cemitério próximo do perfil da população natural. Estamos achando adultos, crianças, homens, mulheres. O que dá a entender é que é um cemitério em um nível mais recente do que o anterior e que inclui um perfil mais variado da população”, explicou Cláudia.

Como foi a cirurgia de crânio mais antiga da América do Norte, realizada há 3 mil anos

Publicidade

Fotos: Reprodução/TV Globo


Roanna Azevedo
Diretamente da zona norte do Rio, é jornalista por profissão e curiosa por conta própria. Ama escrever sobre cinema e o universo do entretenimento há mais de dois anos. Tem paixão por tudo que envolve cultura, música, arte e comportamento, além de ficar sempre ligada no que rola no mundinho da comunicação nas redes sociais.

Canais Especiais Hypeness