Sustentabilidade

Pantanal: 30 anos após novela, bioma perdeu água, vegetação e vive desastre ambiental

Yuri Ferreira - 01/04/2022 às 15:41 | Atualizada em 17/04/2022 às 21:07

Na última segunda-feira (28) estreou, no horário nobre da TV Globo, a novela ‘Pantanal’. A trama é um remake do clássico homônimo da TV Manchete que marcou os anos 90.

Passados 30 anos de sua primeira exibição, o bioma Pantanal sofreu uma grave destruição que teve um pico com os incêndios em 2020. As próprias imagens aéreas de ambas as novelas revelam como a paisagem se degradou nas últimas três décadas.

Décadas de destruição

Ator Irandhir Santos interpreta Joventino em remake da TV Globo

“Pantanal” relata a expansão do agronegócio na região, que passou a se tornar um alvo da soja e do gado nas últimas décadas.

Em 1990, ano de exibição da primeira novela, apenas 4% do Pantanal tinha sido destruído. Até 2019, 15% do bioma tinha sido desmatada – o equivalente a área do estado do Sergipe – e, depois dos incêndios de 2020, 25% do Pantanal desapareceu.

– Pantanal é principal indício de que Brasil está secando; área perdeu 74% da água

“Em 30 anos, o bioma mudou muito. Embora aquelas belezas tenham resistido, houve muita degradação em áreas como a cabeceira dos rios. E estamos vivendo uma temporada terrível de seca, desmatamento e queimadas, afetando fauna e flora com um impacto que ainda não somos capazes de medir”, afirma ao site Colabora a professora Cátia Nunes da Cunha, pesquisadora da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e do Centro de Pesquisa do Pantanal.

De acordo com informações da Folha, a novela está sendo patrocinada por setores do agronegócio interessadas em recuperar a imagem da região frente ao exterior, tendo em vista que folhetins brasileiras são bastante consumidas em outras regiões do planeta.

Incêndios no Pantanal quebraram recorde de destruição do bioma em 2020

“A Juma de 2020 vai sentir falta daquela abundância de água para mergulhar. A degradação nas cabeceiras provoca o assoreamento dos rios e reduz a vazão de água para as áreas mais úmidas do Pantanal, também afetada pela multiplicação de pequenas hidrelétricas. Proteger as terras altas é fundamental para garantir a integridade do Pantanal”, completa a pesquisadora.

– Site de BH cria paródia da campanha ‘Agro’ da Globo para defender o cultivo de maconha

Entretanto, a “Pantanal” tem sido questionada justamente por conta do seu impacto frente à questão ambiental. Até o jornalista André Trigueiro, que trabalha na Globo e é repórter especializado em meio ambiente, considerou o fato ao comentar a novela no Twitter:

Leia também: Animais em extinção: incêndios no pantanal colocam onça-pintada em risco

Publicidade

Fotos: Reprodução/Globo Foto 2: Repórter Brasil sob Creative Commons


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness.

Canais Especiais Hypeness