Ciência

Pessoa com paralisia cerebral forma frases usando dispositivo que lê sinais do cérebro pela 1ª vez na história

Redação Hypeness - 19/04/2022 às 14:45

De acordo com um artigo publicado na revista ‘Nature’, cientistas conseguiram identificar os pensamentos de uma pessoa com paralisia cerebral para a formação de frases. Essa é a primeira vez que um estudo do tipo conseguiu um resultado expressivo.

16 microletrodos implantados no cérebro foram colocados no cérebro de paciente com paralisia

De acordo com os pesquisadores, um homem de 36 anos com esclerose lateral amiotrófica (ELA) conseguiu formar frases através do sistema, que alega ter cerca de 80% de precisão na compreensão dos pensamentos do paciente.

– Estudante de engenharia cria IA que transforma linguagem de sinais em inglês em tempo real

A ELA é uma doença degenerativa que começa a prejudicar os movimentos do ser humano. Primeiro, ele perde o movimento do corpo. Posteriormente, o processo degenerativo trava a fala, e, por fim, o movimento dos olhos – crucial para manifestações de ‘sim’ ou ‘não’ do paciente.

Antes de perder completamente o movimento dos olhos, o paciente assentiu com o implante de eletrodos capazes de captar sinais elétricos do cérebro. Então, os cientistas combinaram com ele que, para dizer “sim” ou “não”, ele deveria fazer o pensamento para se movimentar, e durante o não, deveria ficar em “silêncio”.

Deois de muitos ajustes, eles conseguiram acertar a precisão dos sensores de atividade neural. Para formar frases, o paciente é apresentado a letras. Ele pensa sim ou não para cada caractere até formar uma sentença completa. De acordo com o artigo, o homem disse “eu amo meu filho legal”, “sopa de goulash” e “quero ouvir Tool”.

– Depressão: dispositivo experimental implantado no cérebro pode ser capaz de detectar e controlar a doença

O procedimento levantou debates sobre a evolução dessa tecnologia e uma espécie de “privacidade cerebral”. As questões éticas envolvendo a implantação de mecanismos de identificação e leitura de dados cerebrais. Além disso, o estudo pode ser questionado. A equipe responsável pela pesquisa já foi acusada de mentir sobre dados no passado.

Publicidade

Fotos: Domínio Público


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness