Inspiração

Pessoa mais velha do mundo morre aos 119 anos no Japão; conheça dieta e rotina de idosa

Roanna Azevedo - 27/04/2022 às 10:10 | Atualizada em 29/04/2022 às 09:42

Faleceu no último dia 19 a pessoa mais velha do mundo. A japonesa Kane Tanaka tinha 119 anos de idade e entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, em 2010. A notícia da morte foi veiculada pelas autoridades locais apenas na segunda-feira (25).

Morre mulher nascida no século 19, mas ainda sem o título de mais velha do mundo no Guinness

Kane Tanaka iria participar do revezamento da tocha dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, mas a pandemia impediu que isso acontecesse.

Natural da região de Fukuoka, sudoeste do Japão, Tanaka nasceu no dia 2 de janeiro de 1903. Dezenove anos depois, se casou com Hideo Tanaka, com quem teve cinco filhos, sendo um deles adotivo. Durante a juventude, foi proprietária de uma loja de bolinhos de arroz e outra de macarrão.

Mulher de 100 anos comemora aniversário com irmãs mais velhas de 102 e 104 anos

Tanaka durante a juventude

Tanaka passou os últimos anos de vida de forma tranquila em uma casa de repouso. Ela costumava acordar às 6h da manhã e passava as tardes estudando caligrafia e matemática. Também gostava de jogos de tabuleiro e não dispensava chocolate e nem refrigerante.

Etarismo: o que é e como se manifesta o preconceito contra pessoas mais velhas

“Um dos passatempos favoritos de Kane é uma partida de Othello. Ela se tornou uma especialista no clássico jogo de tabuleiro, vencendo com frequência os funcionários da residência”, declarou o Guinness Book.

Tanaka era a pessoa mais velha do mundo ainda viva. Antes dela, a pessoa viva mais velha reconhecida pelo Livro dos Recordes foi Jeanne Louise Calment, uma francesa que faleceu aos 122 anos de idade, em 1997.

Jeanne Louise Calment

Publicidade

Foto 1: Ryosuke Uematsu/Kyodo News/AP

Foto 2: Reprodução

Foto 3: Reuters


Roanna Azevedo
Diretamente da zona norte do Rio, é jornalista por profissão e curiosa por conta própria. Ama escrever sobre cinema e o universo do entretenimento há mais de dois anos. Tem paixão por tudo que envolve cultura, música, arte e comportamento, além de ficar sempre ligada no que rola no mundinho da comunicação nas redes sociais.

Canais Especiais Hypeness