Ciência

Pílula anticoncepcional masculina deve começar a ser testada este ano após pesquisa promissora

Redação Hypeness - 19/04/2022 às 14:41

Novas pesquisas para o desenvolvimento de uma pílula anticoncepcional masculina devem iniciar testes em humanos no fim desse ano, após resultados promissores em camundongos. As informações são da Gizmodo e da New Scientist.

Pesquisa pode dar alternativa mais segura e saudável para os anticoncepcionais hormonais tradicionais

Existem uma série de pesquisas que já demonstram a existência de pílulas e até géis anticoncepcionais seguros para seres humanos com testículo. A medida seria revolucionária para trazer mais igualdade na responsabilidade para a contracepção.

De acordo com as pesquisas iniciais da Universidade de Minessota, a pílula – que é inovadora no por não ser hormonal e pode ter menos efeitos colaterais – foi capaz de reduzir drasticamente  a quantidade de espermatozoides nos ratos de laboratório. A pílula tem efeito estimado de seis semanas e, até agora, teve uma eficácia de 99% para prevenir gestações.

– Pílula anticoncepcional: os grandes perigos escondidos nesses pequenos comprimidos

De acordo com o pesquisador chefe Abdullah al Noman Noman, os ensaios clínicos serão o “teste definitivo” para a segurança da pílula. Contudo, até agora, os resultados são apenas do promissores.

Noman e colegas pesquisadores licenciaram a pílula esperançosa para a empresa farmacêutica YourChoice Therapeutics. A empresa privada tem como meta definida “revolucionar as opções de controle de natalidade para mulheres e homens”, pensando em alternativas não-hormonais para os atuais anticoncepcionais.

– Novo anticoncepcional em gel e sem hormônios quer atender demanda por contraceptivo natural

Se tudo der certo, os pesquisadores estimam que os ensaios clínicos em humanos possam começar ainda este ano. Vale ressaltar que a maioria dos testes de anticoncepcionais masculinas acabaram parando nessa fase, por conta de preocupações de segurança.

A expectativa é que um anticoncepcional não hormonal seja revolucionário para a saúde afetiva e para o planejamento familiar mais seguro baseado na pílula. Além disso, com homens e mulheres tomando o remédio, é possível mostrar

Publicidade

Fotos: Creative Commons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness