Ciência

Pipoca de micro-ondas demais pode causar mal de Alzheimer, diz estudo da USP

Redação Hypeness - 08/04/2022 às 13:18

Uma pesquisa do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que um componente químico comum na pipoca de micro-ondas pode estar relacionado a doenças degenerativas e até ao Mal de Alzheimer.

Substância perigosa causou diversas alterações neurológicas em ratos de laboratório e pode causar Mal de Alzheimer

O estudo feito com camundongos de laboratório fez com que os animais comessem apenas o diacetil, uma substância química presente ma maioria das pipocas de micro-ondas vendidas no nosso país. Os resultados mostraram um aumento perceptível na concentração de proteínas responsáveis pela degeneração do cérebro dos ratinhos.

– Eureka! Ciência desenvolve embalagem de pipoca para aposentar isopor

“Nós observamos que realmente existe essa tendência do diacetil causar danos ao cérebro. De 48 proteínas cerebrais que avaliamos após a exposição dos animais ao produto, 46 sofreram algum tipo de desregulação ou modificação em sua estrutura por conta do consumo prolongado do composto”, escreveu o autor da pesquisa e doutorando do IQSC/USP, Lucas Ximenes, em comunicado.

Uma dessas proteínas foi a beta-amiloide e a tau, associadas frequentemente com o surgimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e outros tipos de demência, comuns especialmente na terceira idade.

– Pipoca beach: praia que tem areia idêntica a pipoca faz sucesso no Instagram

“Durante as análises, nós identificamos o aumento da concentração de proteínas beta-amiloides, que normalmente são encontradas em pacientes com Alzheimer. Além disso, outras alterações proteicas verificadas no cérebro dos ratos também podem estar relacionadas ao surgimento de demência e câncer”, acrescentou Ximenes.

É claro que o estudo é pequeno e fala sobre a realidade dos ratinhos, mas é um bom alarme para quem consome a pipoca de microondas em excesso. Pipocas de panela ou de rua não possuem a substância e a pesquisa fez inclusive a Yoki se pronunciar, afirmando que não utiliza o diacetil na composição do seu snack de

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness