Ciência

Pode haver vida alienígena em uma das luas de Júpiter, segundo cientistas

Redação Hypeness - 19/04/2022 às 14:47

Entre as 79 luas de Júpiter, uma pode se destacar por ter vida. A eleita chama-se Europa, uma pequena lua gelada com cerca de um quarto do tamanho da Terra. De acordo com cientistas, ela tem tudo o que é preciso para sustentar a biologia como a conhecemos: oxigênio, água e nutrientes.

Mas sempre houve um problema: o oxigênio de Europa e sua água são separados por uma espessa camada de gelo. E, até agora, ninguém foi capaz de levantar a hipótese de uma maneira de esse oxigênio fornecer qualquer vida potencial nas partes aquosas dos oceanos da lua.

– NASA lança nova expedição para explorar os asteroides de Júpiter

Uma equipe de cientistas liderada por Mark Hesse, da Universidade de Austin, conduziu recentemente simulações demonstrando um método teórico pelo qual o oxigênio poderia realmente penetrar na camada de gelo de Europa e alcançar a água abaixo. 

A equipe afirma que a salmoura salgada pode ocasionalmente formar riachos de drenagem de oxigênio da plataforma de gelo que podem permitir que uma porção significativa do oxigênio da superfície de Europa escape para o fundo do oceano. Isso torna os cientistas animados, pois isso faria dessa lua extremamente adequada como candidata à vida alienígena.

– Nasa revela novas fotos impressionantes de Júpiter

A NASA planeja enviar uma embarcação para Europa em 2024 para explorar pontos para uma potencial missão de perfuração no futuro. Enquanto isso, a organização está ocupada lutando para cumprir seus prazos auto-infligidos para missões tripuladas à lua da Terra e a Marte.

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness