Inovação

Prisões ganham canis onde presos podem cuidar de cães abandonados em SP

Redação Hypeness - 05/04/2022 às 10:15 | Atualizada em 06/04/2022 às 18:37

Recentemente, o Serviço de Administração Penitenciário (SAP) de São Paulo anunciou que as cadeias paulistas irão ganhar canis para que os detentos que estejam cumprindo pena possam cuidar dos animais.

A Justiça de São Paulo já mantinha projetos similares nas penitenciárias de Tremembé e Taubaté, no interior do estado, e agora outros presídios irão receber diversos cãezinhos que foram resgatados pelo centro de zoonose paulista.

Cachorrinhos irão ganhar cuidado extra com detentos do regime semi-aberto; processo promete melhorar emocional dos presos

Os animais ficarão sob cuidado dos presos que estão em regime semi-aberto. A ideia da Justiça é, além de dar um lau para os cachorrinhos, também instigar o carinho e o afeto nos detentos paulistas. O cuidado é temporário; depois os cães serão colocados em uma feira de adoção que ocorrerá em todos os fins de semana nas cidades.

– Presídios que se transformaram em hotéis de luxo pelo mundo

De acordo com o SAP, a ideia é ter um avanço o processo de reintegração social, com os cachorrinhos sendo bem cuidados e também podendo ganhar um lar semanalmente.

Ainda de acordo com o órgão, os detentos também poderão cuidar de gatos que já circundavam as penitenciárias. De acordo com a instituição pública, o efeito dos cuidados é perceptível em todos os envolvidos no processo: dos pets aos seres humanos.

– Covid-19 matou 190% mais presos em 2021, mostra relatório do CNJ

“Alguns dos felinos abrigados no gatil já estavam nos arredores do presídio, mas eram agressivos, arredios e não interagiam com as pessoas. Agora, sob os cuidados dos detentos, já estão mais dóceis, menos agitados e aceitando a presença humana com mais naturalidade”, afirma a Secretária da Administração Penitenciária através de um comunicado à imprensa, que adicionou que “os sinais de melhora na questão emocional são percebidos tanto nos cães e gatos, como nos presos”.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Pixabay Foto 1: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness