Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O mês de fevereiro de 2022 registrou um recorde de 560.272 pedidos voluntários de demissão no Brasil. O número foi levantado pelo economista Bruno Imaizumi, da LCA Consultores, a partir de microdados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e representa uma média de 29.448 desligamentos de trabalho por dia útil no período.
Este é o maior número de demissões contabilizado em um único mês desde o início da série histórica contabilizada pelo Caged, iniciada em janeiro de 2020, utilizando o método de contagem de vagas atual.
A onda de demissões voluntárias atingiu recordes dos últimos 8 anos no mês de fevereiro
-Justiça condena empresa que reproduziu ‘paredão do BBB’ para demitir funcionária
A média diária de demissões por dia útil alcançada em fevereiro é também a maior do período, superando o recorde estabelecido no mês anterior, quando, em janeiro de 2022, o número chegou a 25.931 demissões por dia útil, com 544.541 pedidos ao todo no período.
É justo, portanto, confirmar que o Brasil atravessa no momento uma onda de demissões voluntárias, que vem desde o final do ano passado, com média de cerca de 500 mil pedidos mensais: os números, porém, contrastam com a realidade atual brasileira, de mais de 13 milhões de desempregados com a grave taxa de desemprego em 13%.
A situação de pedidos de demissão só cresce, apesar do quadro de desemprego generalizado
Os números são os maiores dos últimos 8 anos, e remontam ao início de 2014, quando, em janeiro, o país registrou 542.685 pedidos de demissão. O fenômeno, no entanto, não é exclusivo do Brasil: no final do ano passado, mais de 4,5 milhões de funcionários nos EUA deixaram seus postos de trabalho, alcançado também um recorde na série histórica do país.
O quadro é ainda mais peculiar diante do fato de que a demissão voluntária no Brasil não oferece vantagens a quem a pede, nem libera o FGTS para o empregado que deixa o trabalho. Mas o que explica, portanto, esse intrigante fenômeno, em um país enfrentando uma crise econômica tão grave quanto a atual?
Os benefícios do home office e do trabalho remoto também interferem na onda de demissões
-O que é o movimento antitrabalho e como ele ganhou impulso com a pandemia
Segundo especialistas, algumas tendências e mudanças ajudam a explicar o quadro, tanto no Brasil quanto no resto do mundo – a começar pela normalização do mercado de trabalho, com a aparente superação da fase mais crônica da pandemia da Covid-19.
Passada a fase de demissões generalizadas que marcou o início da pandemia, muita gente aceitou empregos inferiores às suas capacidades e faixas salariais, mas com o avanço da vacinação e a estabilização do cenário, as pessoas passaram a deixar tais empregos, em busca de uma situação melhor ou de um emprego condizente com suas situações anteriores.
Outro fator que aumentou as demissões voluntárias foi a busca maior por trabalhos remotos, por conta de remuneração, mas também por qualidade de vida, através, por exemplo, de horários flexíveis e de não mais precisar enfrentar o trânsito e os longos deslocamentos.
A estabilização de um melhor cenário pandêmico também interfere diretamente no quadro
Publicidade
Uma feiticeira solitária, comumente retratada como uma mulher bastante idosa e que se traveste em mil disfarces sem...
Enquanto se discute a volta à lua, a construção de uma base no satélite ou mesmo o envio do homem à Marte, os...
Cerveja preparada com maconha, misturas de panificação preparadas para revelar os sabores únicos do óleo de...
Escolhi a dedo o tema para o primeiro post do Hypeness. O Qwiki é aquele tipo de idéia, de projeto que te faz...
O Ministério da Mobilidade de Luxemburgo anunciou recentemente uma medida inédita em todo o mundo: o transporte por...
Com as cotações do bitcoin subindo quase que diariamente por meses, muita gente foi atraída pela possibilidade de...
Se as populações indígenas são as mais imediatamente afetadas pelos impactos ambientais, é coerente e necessário...
Lançado no Rio de Janeiro, o inovador projeto Conexão Mata Atlântica reconhece o esforço de produtores rurais que...
Talvez o futebol seja conhecido por duas coisas: ser o esporte mais popular do mundo e também um dos maiores redutos...