Debate

Rio de Janeiro proíbe caixas de som nas praias e gera debate sobre classe e espaço público

Redação Hypeness - 27/04/2022 às 14:09 | Atualizada em 27/04/2022 às 15:42

Nesta terça-feira (26), a prefeitura do Rio de Janeiro emitiu um decreto proibindo a poluição sonora com caixinhas de som nas praias cariocas.

O decreto, assinado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD-RJ),  proíbe “quaisquer meios de amplificação sonora” que causem poluição sonora nas faixas de areia litorâneas do Rio.

Caixas de som estão proibidas em todas as praias do Rio de Janeiro; decreto trouxe debate sobre elitismo e convívio público em ambientes públicos de lazer

Poluição sonora

A decisão da prefeitura do Rio de Janeiro também prevê que as caixinhas de som sejam liberadas em “promoção de atividades desportivas ou de lazer” autorizadas pela prefeitura, além de eventos comandados pelo próprio município.

Quem fará a fiscalização do novo decreto será a Guarda Municipal da capital fluminense. Caso o cidadão insista em não obedecer a norma, o equipamento deve ser apreendido. De acordo com a lei, o agente responsável pela apreensão deve emitir um “termo de retenção de equipamento sonoro”.

A lei gerou debate no Twitter:

Leia também: Lei proíbe novos zoológicos e aquários em SP e prevê devolução de animais à natureza

Publicidade

Fotos: Destaques: Getty Foto 1: Rodrigo Soldon via Flickr sob Creative Commons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness