Sustentabilidade

Saiba quais as frutas, legumes e verduras do outono e aproveite-os na cozinha

Vitor Paiva - 19/04/2022 às 14:58

As mudanças de temperatura e clima de cada estação fazem com que nosso corpo precise, de modo geral, de diferentes nutrientes durante determinado período: assim, mudam também as frutas e vegetais mais indicados para um cardápio mais saudável.

Com a chegada do outono, começam a chegar também as noites mais frias e as temperaturas mais baixas e, assim, nos inspiramos em matéria do site Ciclo Vivo para indicar as frutas, verduras e legumes perfeitas para manter o sistema imunológico a todo vapor durante o período, pensando também na cor e principalmente no sabor dos pratos nossos de cada dia.

O caqui é uma das estrelas da estação

O caqui é uma das estrelas da estação

-Campanha alarmante mostra que crianças não conhecem legumes

Reforçar as defesas do corpo levando delícias ao prato é o objetivo da seleção, que começa por ingrediente especialmente eficaz em acelerar o metabolismo: o gengibre.

Rico em propriedades anti-inflamatórias e que melhoram a digestão e o funcionamento do fígado, o gengibre ajuda a limpeza do intestino e uma melhor absorção das gorduras nos alimentos, e é ótimo para o preparo de chás e sucos.

Outro ingrediente que pode ser base de um bom prato para o período é o inhame, um verdadeiro tesouro de potássio, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e cobre, além de ser uma super fonte de vitaminas do complexo B, como B6, B1, riboflavina, ácido fólico e niacina, e de oferecer carboidratos de baixo índice glicêmico e fibras solúveis em sua ingestão.

Além de ser uma incrível fonte de vitaminas e minerais, o maracujá é famoso por seu efeito calmante

Além de ser uma incrível fonte de vitaminas, o maracujá é famoso por seu efeito calmante

O inhame é um alimento versátil, que pode ser feito em purê ou mesmo em chips no forno

O inhame é um alimento versátil, que pode ser feito em purê ou mesmo em chips no forno

-Vídeo mostra como são feitas as saladas ao redor do mundo

Para a salada de outono, a indicação traz o espinafre, cheio de cálcio, potássio, ferro, magnésio, e ainda as vitaminas A, K e B2, e fibras, carboidratos e proteínas, a ser combinado com agrião, que atua para prevenir doenças respiratórias, resfriados e gripes, e oferece efeito expectorante e descongestionante – além de ser excelente fonte de cálcio, ferro, vitamina A, C e potássio, e de trazer um sabor especial, forte e marcante, para o prato.

E para alcançar crocância, sabor e ainda vitamina C, B5, potássio, folato, fibras, antioxidantes, magnésio e saúde para nossa pele, a melhor salada de outono pode ser finalizada com pepino. Pra concluir a refeição, uma deliciosa seleção de frutas para sobremesa outonal, começa por um verdadeiro clássico: a laranja traz vitamina C, fósforo, cálcio e ferro para dar toda força ao sistema imunológico, com antioxidantes que diminuem o colesterol, e fibras que melhoram o funcionamento do intestino – além de possuir um dos mais deliciosos sabores da natureza.

O gengibre é anti-inflamatório, melhora a digestão e o funcionamento do fígado

O gengibre é anti-inflamatório, melhora a digestão e o funcionamento do fígado

-‘Bananapocalipse’: a banana como a conhecemos está caminhando para a extinção

Como também é o caqui, fruta plena em vitamina C, A, e fibras, que ajuda na prevenção de doenças do coração, controla a pressão arterial, aguça a imunidade e traz sais minerais como ferro, magnésio, fósforo e cálcio, entre outros. E pra encerrar a mais perfeita salada de frutas, outros três verdadeiros sucessos.

Banana, com muito ferro, fibras e vitaminas do complexo B, maçã, que protege o fígado, elimina impurezas, reduz o índice glicêmico e também é rica em fibras, e ainda o maracujá, perfeito para diversos tipos de receitas de sobremesa e sucos, e uma fonte incrível de vitaminas, cálcio, fósforo, sódio, potássio e ainda possui efeito calmante, combate a depressão e auxilia no sono – e tudo com muito sabor. Bom apetite!

O espinafre é um super alimento, que pode ser comido cru ou cozido

O espinafre é um super alimento, que pode ser comido cru ou cozido

O pepino traz sabor, crocância, refrescância e saúde para o cardápio de outono

O pepino traz sabor, crocância, refrescância e saúde para o cardápio de outono

Publicidade

© foto 1: Pixnio

© fotos 2, 3, 6: Getty Images

© fotos 4, 5: Pixabay


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness