Inovação

São Paulo anuncia construção de maior roda-gigante da América Latina às margens do Rio Pinheiros

Vitor Paiva - 13/04/2022 às 10:13 | Atualizada em 17/04/2022 às 20:52

Projetada para receber os primeiros visitantes em junho de 2022, a maior roda-gigante da América Latina será inaugurada às margens do Rio Pinheiros, em São Paulo. Intitulada Roda São Paulo, a novidade terá 91 metros de altura, e já está sendo montada dentro do Parque Cândido Portinari, ao lado do Villa-Lobos, por uma equipe de 200 trabalhadores da empresa São Paulo Big Wheel (SPBW), responsável pela construção do brinquedo – que ocupará uma área de 4,5 mil metros quadrados, com 42 cabines climatizadas capazes de transportar até 10 pessoas cada uma por cada “volta”: sua capacidade total, portanto, poderá receber até 420 pessoas por passeio.

Com 91 metros, a Roda São Paulo superará em 3 metros a Yup Star Rio, no Rio de Janeiro

Com 91 metros, a Roda São Paulo superará em 3 metros a Yup Star Rio, no Rio de Janeiro

-Fotos extraordinárias de rodas-gigantes tiradas em longa exposição

A atração também oferecerá Wi-fi, iluminação cênica e, ao redor, uma grande praça de convivência pet friendly para os frequentadores, rodeada por espécies nativas da Mata Atlântica. Segundo o Governo do Estado de São Paulo, o projeto será assinado pelo escritório Levisky Arquitetos Estratégia Urbana, e utilizará materiais sustentáveis para a construção, com sistemas de reutilização de água, pavimentos permeáveis e estrutura adaptada para acessibilidade de pessoas com deficiência e dificuldade de mobilidade. A tecnologia “continuous loading” utilizada na roda permitirá o embarque e desembarque de passageiros sem precisar interromper por completo o percurso, otimizando o acesso e evitando filas.

O "embarque continuo" será uma das particularidades da Roda São Paulo

O “embarque continuo” será uma das particularidades da Roda São Paulo

-Governo promete Rio Pinheiros limpo até 2022. Isso é possível?

Similar a outras grandes rodas gigantes no mundo – como a London Eye, na capital inglesa, com 135 metros de altura, e a High Holler, com 167 metros em Las Vegas – a Roda São Paulo foi projetada para utilizar uma estrutura especialmente desenhada para se integrar melhor à paisagem e evitar colisões eventuais com pássaros, na qual a roda propriamente é sustentada por hastes interiores, como uma roda de bicicleta. O local poderá ser acessado pela linha de trem conectada ao metrô, por ônibus e veículos.

Roda São Paulo

A atração já se encontra em construção, e tem sua inauguração prevista para junho de 2022

-As surreais rodas-gigantes indianas que são movidas pela força humana

As ciclovias permanentes e ciclofaixas de lazer montadas aos domingos e feriados também oferecerão acesso à Roda São Paulo, que receberá um publico estimado de 600 mil a 1 milhão de visitantes por ano. “Será um marco no desenvolvimento urbano e turístico de São Paulo, que vai mostrar a cidade de um ponto de vista privilegiado, unindo a paisagem urbana e as belezas naturais do Rio Pinheiros e dos parques”, afirmou Marcelo Mugnaini, CEO da SPBW. Atualmente, a maior roda gigante da América Latina é a Yup Star Rio, inaugurada no Rio de Janeiro, em dezembro de 2019, com 88 metros de altura: a maior do mundo é a Ain Dubai, com impressionantes 250 metros.

O brinquedo terá um parque de convivência ao seu redor, para receber os visitantes e seus pets

O brinquedo terá um parque de convivência ao seu redor, para receber os visitantes e seus pets

Ilustração de como será a Roda São Paulo vista de dentro do Parque Cândido Portinari

Ilustração de como será a Roda São Paulo vista de dentro do Parque Cândido Portinari

Publicidade

© fotos: Divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness