Debate

Tubarão ou Peixe-boi na Barra? O que se sabe sobre suspeita que deu o que falar em Salvador

Vitor Paiva - 01/04/2022 às 09:33

A Polícia Militar de Salvador ordenou a retirada dos banhistas do mar e isolou a região da praia do Porto da Barra, em Salvador, na tarde de segunda-feira, dia 28, depois que foi visualizado na água um grande animal que parecia ser um tubarão: ao que tudo indica, porém, o tubarão era, na verdade, um peixe-boi, registrado em vídeo no dia seguinte. Inicialmente, porém, apesar da presença de tubarões no local ser considerada muito improvável por especialistas, a decisão de isolar a praia foi vista como uma medida preventiva pelos policiais do Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur).

A Praia do Porto da Barra, em Salvador

A Praia do Porto da Barra, em Salvador

-Tubarão aparece em rio no litoral de SP e morador pega animal com as mãos

O incidente teve início após banhistas afirmarem terem visto um tubarão nadando pelas águas da praia situada no bairro da Barra, na capital baiana. Diante da falta de qualquer registro da aparição e de nenhum outro incidente após o isolamento da praia, a resposta para a situação parece ter surgido na manhã do dia seguinte, quando um grupo em um barco filmou o provável visitante que causou a comoção anterior: um simpático peixe-boi, de comportamento e aparência dóceis, que nadava ao redor da embarcação.

-Cientistas conseguem detalhar espécie de peixe-boi brasileira extinta há 40 mil anos

De acordo com o registro, após o animal “saudar” o grupo com sua presença, ele simplesmente se distanciou e seguiu viagem. A conclusão foi de que os banhistas teriam confundido, no dia anterior, a nadadeira caudal ou as nadadeiras peitorais do animal com uma barbatana de tubarão. De acordo com mergulhadores e frequentadores do Porto da Barra escutados pela imprensa local, outros animais como pinguins, baleias e peixes-boi costumam ser avistados na praia, mas nunca tubarões. O peixe-boi é considerado extinto no litoral baiano, e a última aparição do animal registrada na região foi em 2008.

O Peixe-Boi é considerado extinto nos mares baianos

O Peixe-Boi é considerado extinto nos mares baianos

-Jacaré de 2 metros é encontrado em praia de Salvador e levado para centro de triagem

Desde 1967 que o peixe-boi é protegido por lei no Brasil, e sua caça e comercialização em qualquer sentido, do animal ou de eventuais derivados, é crime que pode levar à prisão por até dois anos. O peixe-boi é um animal costumeiramente solitário, raramente encontrado em grupo fora da época de acasalamento. Apesar da aparição de um tubarão na região ser considerada muito improvável, especialistas lembraram que o mar é um ambiente selvagem, e que, no caso de um eventual encontro com um animal ameaçador, a recomendação é que se saia da água imediatamente.

Publicidade

© fotos: Wikimedia Commons


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness