Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Ícone da engenharia soviética e fabricado nos últimos dias da União Soviética, o Antonov An-225 Mriya decolou pela primeira vez da Ucrânia em 1988 como o maior avião comercial do mundo – e recentemente foi parcialmente destruído na Batalha do Aeroporto de Hostomel, durante a atual invasão russa, na mesma Ucrânia, no dia 27 de fevereiro.
Um vídeo publicado pelo canal de Youtube do jornal Ukrayinska Pravda (Українська правда, em ucraniano) revelou, em detalhes e de forma dramática, o impacto do ataque sobre o imenso avião cargueiro tático, que teve cerca de metade de sua fuselagem completamente destruída.
O Antonov An-225 Mriya voando
Imagem do avião destruído no andar ucraniano após o ataque
-A maior aeronave com piso de vidro do mundo vai te proporcionar visões inesquecíveis
O Antonov An-225 Mriya era uma aeronave única, projetado pela estatal ucraniana Antonov Design Bureau originalmente para transportar o ônibus espacial Buran, mas utilizado por diversos países para o transporte de grandes peças – o avião, por exemplo, pousou em São Paulo em fevereiro de 2010, a serviço da Petrobras, trazendo três válvulas gigantes para a Refinaria de Paulínia.
Com 84 metros de comprimento, altura de 18,1 metros e uma envergadura de 88,4 metros de asa, o maior avião de asa fixa do mundo possuía a capacidade de transportar até 1,5 mil pessoas com facilidade, e chegou a decolar transportando uma carga de 253,86 toneladas.
-A história por trás do recorde de passageiros num voo comercial, em 1991
O último voo, antes do ataque, aconteceu no início de fevereiro, para levar 90 toneladas de testes de Covid-19 da China para a Dinamarca, retornando em seguida ao hangar do Aeroporto Antonov, no bairro de Hostomel, a noroeste de Kiev, na Ucrânia, para uma revisão em seu motor – no local onde seria alvo do ataque russo, dias depois.
A destruição da aeronave foi inicialmente denunciada em vídeo publicado nas redes sociais, mostrando o Antonov An-225 ardendo em chamas dentro do hangar, e confirmada pelo prefeito da cidade de Bucha e em seguida pelo ministro das relações exteriores da Ucrânia. O vídeo publicado pelo jornal ucraniano mostra em detalhes e alta definição como a parte frontal do avião foi completamente destruída.
O avião transportando o ônibus espacial Buran
O Antonov An-225 Mriya tem capacidade de carregar 1,5 mil pessoas com segurança
-Aviões de hidrogênio e zero emissão podem iniciar operação mais cedo do que esperado
A estatal Antonov Design Bureau emitiu nota lamentando o ocorrido, mas trazendo uma possível boa notícia, que contraria os primeiros diagnósticos sugerindo que a reconstrução do avião seria impossível.
“A destruição desta aeronave lendária e única pelas forças russas tornou-se um duro golpe, não apenas para a Antonov Company, mas também para a comunidade mundial. Portanto, a restauração do Mriya é uma tarefa crucial para nós”, diz o comunicado, publicado nas redes sociais.
“Naturalmente, este projeto será realizado sob ampla cooperação internacional, com a participação de empresas e empreendimentos líderes da indústria global de aviação”, afirma o texto.
A dimensão do avião, mesmo após ter sua frente destruída
O vídeo utilizou um drone para filmar os restos do avião destruído
-Quase um teletransporte: avião hipersônico da China promete cruzar o mundo em 2 horas
Apesar de somente um exemplar do Antonov An-225 Mriya ter sido fabricado, já no fim dos anos 1980 o projeto de apoio ao Programa Espacial Soviético previa a necessidade de uma outra aeronave do modelo.
A carcaça do Antonov An-225 Mriya em um hangar para ser concluído
O segundo An-225 começou a ser construído e teve 70% de sua fabricação concluída: sua enorme carcaça de metal, segundo a imprensa local, permanece guardada nos arredores de Kiev, trazendo esperanças ao povo ucraniano e aos amantes da aviação de que o maior avião do mundo em breve volte aos céus.
Segundo a estatal de defesa ucraniana Ukroboronprom, o custo da reconstrução será de cerca de 3 bilhões de dólares com um prazo mínimo de cinco anos, e será coberto pelo governo russo.
O maior avião do mundo era motivo de orgulho entre os ucranianos
Publicidade
Aos 69 anos, lúcida e após vencer a covid-19, a cantora paraibana Elba Ramalho se tornou um dos nomes mais comentados...
Uma equipe da TV Liberal, afiliada da Globo no Pará, foi mantida refém por fiéis da Assembleia de Deus no Pará. A...
Como todos sabem os mamilos masculinos são permitidos e vistos com naturalidade não só nas redes sociais como nas...
A erupção do vulcão Kilauea está gerando uma série de transtornos para o Havaí. Em atividade desde a última...
A manutenção de nossa higiene é, entre outros hábitos, a diferença entre a saúde e a doença – e se tal regra...
O Big Brother Brasil 18 começou na segunda-feira (22), mas só nesta terça (23) os 16 participantes anteriormente...
O restaurante Nino Cucina fica no luxuoso bairro do Itaim, em São Paulo. O nome do estabelecimento repercutiu nas...
O conflito aberto entre o presidente Jair Bolsonaro e o Supremo Tribunal Federal tem colocado a pauta de uma ruptura...
Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu...