Arte

Yaoyao Ma Van As: ilustrações calmantes lembram o poder da amizade entre cães e humanos

Patrocinado por: Adotar é Hype
Vitor Paiva - 06/04/2022 às 18:12 | Atualizada em 29/04/2022 às 15:41

O prazer das coisas mais simples e cotidianas da vida é a matéria-prima fundamental das ilustrações da artista estadunidense Yaoyao Ma Van As: em meio às pequenas delícias do dia a dia, a ilustradora que vive em Los Angeles, na Califórnia, se inspira especialmente nos laços entre os humanos e os cães. Dona de um estilo delicado e preciso ao realizar algumas das mais belas ilustrações atuais, Yaoyao captura as sentimentalidades ao mesmo tempo tocantes e divertidas dos melhores momentos de convívio e amizade entre as pessoas e seus tão amados pets.

"O galho perfeito"

“O galho perfeito”

"Checando a temperatura"

“Checando a temperatura”

-Série de ilustrações divertida mostra a diferença entre viver com um cão ou com um gato

A seleção de ilustrações mostrando a relação com os cães foi inspirada em especial do site Bored Panda, e funciona como uma espécie de bálsamo para o ritmo irrefreável das rotinas atuais: um verdadeiro calmante para o eventual sentimento de esgotamento que o vida pode impor. A sensibilidade para capturar e registrar instantes de prazer tão passageiros quanto profundos parece nos convidar a entrar nos quadros – a querer estar passeando, brincando, relaxando ou simplesmente convivendo com um cão como mostram as ilustrações.

"Parker borbulhante"

“Parker borbulhante”

"Pra algum lugar que não é aqui"

“Pra algum lugar que não é aqui”

"Beijo de passagem"

“Beijo de passagem”

-Vaguito, o cão que espera todos os dias pelo dono pescador que nunca voltará

E pelo que a própria artista comenta, as situações retratadas de fato se baseiam na sua vida – e principalmente na sua relação com seu próprio cachorro. Na bio de seu site, Yaoyao se apresenta como diretora de arte, pintora, ilustradora e animadora ocasional. “Ao longo dos anos eu trabalhei nas animações da Disney, da Warner Brothers, Rick and Morty, Stoopid Buddy Studios, Starburns Industries, etc… Eu gosto de criar pequenas histórias em cada uma das minhas pinturas, especialmente aquelas com meu cachorro Parker”, ela escreve.

"União"

“União”

"Parker primeiro"

“Parker primeiro”

-Fotos vintage de homens posando com seus cães no século 19

Em seu perfil no Instagram, que conta com mais de 820 mil seguidores, ela reitera sua relação com os bichanos como parte essencial de seu trabalho e mesmo de sua vida: “Artista. Vegana. Amante dos animais”, diz sua bio por lá. Outros temas, é claro, também servem de inspiração e material para suas ilustrações, mas sempre com a sensibilidade, o estilo e o traço que tornam a arte de Yaoyao Ma Van As tão especial – e tão eficaz em transformar pra melhor instantaneamente o espírito de quem a vê.

"Novas aventuras"

“Novas aventuras”

"Já acabou, mamãe?"

“Já acabou, mamãe?”

Publicidade

© Artes: Yaoyao Ma Van As/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.