Ciência

A rara condição genética que torna as pessoas imunes à dor

Yuri Ferreira - 02/05/2022 às 10:22

O pequeno britânico Zach Skitmore tem nove anos de idade e tem uma rara condição genética: ele não é capaz de sentir dor. A criança de Norfolk, no Reino Unido, não sente dores, cólicas ou coisas parecidas.

Não sentir dor pode parecer uma benção em um pensamento simplista, mas, na verdade, trata-se de um grande problema para as poucas pessoas que sofrem com essa rara condição.

Por não sentir dores, criança passou semanas andando com ossos quebrados sem reclamar

É através da dor que você sabe, por exemplo, que machucou uma parte do corpo ou que está prestes a quebrar um osso. Para Zach, isso não existe.

A condição é chamada de insensibilidade congênita à dor. Ela se origina por conta de uma rara combinação de genes. Estima-se que uma a cada 25 mil pessoas tenham esse tipo específico de analgesia constante.

Os familiares de Zach já suspeitavam que ele não sentia as coisas como as outras crianças, até depois que o garoto visivelmente deslocou seu quadril e continuou vivendo como se nada tivesse acontecido.

“Quando percebemos que ele estava realmente machucado, ninguém acreditou. Eles achavam que era mentira porque ninguém com essa condição estaria normal. Eles conseguiram recolocar o osso no lugar sem a necessidade de uma anestesia de qualquer tipo, o que causou um grande espanto na comunidade médica”, disse o pai da criança ao jornal Daily Mirror.

“A dor é um sinal importante para todos. É o que nos comunica quando algo dá errado e nosso corpo exige cuidado. Quando sentimos dor, damos atenção para o que o nosso corpo pede, para que ajamos e consigamos cessar o incômodo. Mas isso não ocorre com o Zach. Não existem medicamentos ou tratamentos que possam fazer com qu e o pequeno britânico conheça a sensação da dor em seu corpo.

Publicidade

Fotos: Arquivo Pesoal


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness.

Canais Especiais Hypeness