Inspiração

Baiana de 121 anos ‘descoberta’ em atendimento do SAMU pode ser pessoa mais velha do mundo

Redação Hypeness - 04/05/2022 às 13:24 | Atualizada em 04/05/2022 às 17:12

Maria Gomes dos Reis passou mal e foi atendida no SAMU da cidade de Bom Jesus da Lapa, no interior da Bahia. Quando o serviço de saúde da cidade olhou os documentos da senhora, descobriu que sua data de nascimento era 16 de junho de 1900. Ou seja, Maria Gomes tem 121 anos de idade e pode ser a pessoa mais velha do mundo.

A aposentada mora com sua neta Célia Cristina. Todos os seus filhos já morreram. Hoje, sua família conta com uma neta, treze bisnetos e seis trinetos (tataranetos).

– Juntos há 79 anos, casal mais velho do mundo esbanja amor e carinho

A informação divulgada pela prefeitura de Bom Jesus da Lapa causou espanto na família. “A idade avançada a gente sabe que ela tem, mas saber que ela é a mais velha do mundo? A gente fica até abismada”, brincou Vitória, neta de Maria Gomes, ao site G1.

De acordo com os familiares, ela tem alguns problemas de memória, mas também tem momentos de lucidez. “Ela ainda tem noção de muita coisa, conversa com a gente, às vezes ela esquece quem é, agora que com mais frequência ela não está lembrando”, completou.

Maria Gomes está acamada há 8 anos, mas era lembrada por sua fé católica fervorosa. De acordo com familiares, a idosa não perdia uma missa antes de viver na cama.

Quem é a pessoa mais velha do mundo?

A japonesa Kane Tanaka, de 119 anos, morreu no dia 19 de abril e detinha o posto oficial de pessoa mais velha do mundo segundo o Guinness World Records. Atualmente, a dona do título é a freira francesa Lucile Randon, de 118 anos, nascida em 11 de fevereiro de 1904 (118 anos).

– Morre mulher nascida no século 19, mas ainda sem o título de mais velha do mundo no Guinness

Lucile Randon detém o posto verificado de pessoa mais velha do mundo de acordo com o Guinness World Records

O problema que circunda essas mensurações é justamente a falta de registros comprobatórios do nascimento. Antigamente, crianças eram registradas anos depois do seu nascimento. Isso pode causar uma grande imprecisão nos dados reais e, talvez, Maria Gomes não tenha realmente quase 122 anos de idade.

Contudo, o fato de já ter seis trinetos é bastante assustador. Entre a família, existe a expectativa de que Maria Gomes seja tetravó (ou tatara-tataravó, no linguajar popular) ainda em vida.

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/TV Globo/foto 2: Reprodução/Facebook


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness