Sustentabilidade

Baleia dá salto e cai em cima de barco com turistas; assista ao vídeo

17 • 05 • 2022 às 12:25
Atualizada em 17 • 05 • 2022 às 12:36
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Uma baleia acabou afundando um barco na cidade de Ahome, em Sinaloa, no México, no último sábado (14). O mamífero aquático se sentiu ameaçado pela proximidade do veículo e esmagando a embarcação dos turistas, que foram hospitalizados.

Baleia acabou danificando barco que se aproximou muito; animal se sentiu ameaçado pela curiosidade de turistas e gerou reação das autoridades, que devem se esforçar para proteger a vida marinha no Golfo da Califórnia

De acordo com informações da prefeitura de Ahome, o evento no sábado ocorreu na Baía de Topolobampo no Golfo da Califórnia. As imagens mostram que a baleia caiu bem perto da embarcação.

O vídeo exibe o barco quase virando, e, posteriormente, é possível ver sua lataria danificada pelo peso da baleia, cuja espécie não foi identificada.

As autoridades de Ahome confirmaram a existência de quatro pessoas feridas pela reação do cetáceo. Todas foram rapidamente resgatadas e hospitalizadas.

Confira o registro da queda da baleia.

O prefeito de Ahome fez um apelo à comunidade para que se respeite o espaço dos animais em excursões turísticas para o Golfo da Califórnia. “Por favor, turistas e barcos, não cheguem muito perto das baleias. Nós podemos apreciar sua beleza e a natureza, mas à distância, com prudência”, disse.

Região de exploração turística

No início do ano, outro incidente envolvendo cetáceos e seres humanos na costa da cidade. Em fevereiro, orcas passaram a “caçar” lanchas na costa que estavam ameaçando sua segurança. Confira o vídeo:

O comandante da defesa civil da região de Ahome, Omar Mendoza Silva, afirmou que o animal pode ter se sentido ameaçado pela proximidade dos turistas e realizou o salto como forma de retaliação. Ele reiterou novamente que é urgente que o turismo deve ser prudente. Omar também ordenou que as autoridades portuárias de Topolobampo monitorem a proximidade de barcos dos mamíferos.

– Meio ambiente: conheça o fóssil de baleia de 4 pernas encontrado no Egito

“Por questões de segurança, nós pedimos à comunidade marítima do Porto de Topolobampo e de todo o Golfo da Califórnia que sejam tomadas diversas precauções nas águas da baía para evitar acidentes como o ocorrido esta tarde em Ahome”, disse.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Twitter


Canais Especiais Hypeness