Sustentabilidade

Brasil amanheceu com montanhas cobertas de neve em Santa Catarina; veja fotos

17 • 05 • 2022 às 13:25
Atualizada em 17 • 05 • 2022 às 15:28
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Como já havíamos adiantado aqui no Hypeness, esta semana será de frio intenso ao redor do todo o Centro-Sul do país.

Nas regiões serranas de Santa Catarina, neve, geada e chuva congelante foram registradas entre a madrugada de segunda (16) para terça (17).

Imagens mostram belas combinações de serra e arco-íris na cidade de Bom Jardim da Serra (Foto: Serra Sul Ecoturismo)

A partir dos próximos dias, a temperatura deve se manter nesses níveis até o fim de semana que vem. O frio deve atingir São Paulo, Campo Grande e Rio de Janeiro nesta terça-feira. Entre quarta e quinta-feira, as massas de ar polar também devem chegar ao Centro-Oeste, jogando os termômetros de Goiânia e Cuiabá para os 6º C.

Neve em SC

Foram registrados eventos envolvendo neve em São Joaquim, Uribici, Urapema Bom Jardim da Serra. A Defesa Civil alertou os moradores de Santa Catarina para se protegerem das baixas temperaturas que afetaram o estado desde ontem.

A neve é causada por diversos fatores, mas, em especial, temperatura abaixo de 0º C na atmosfera e alta umidade. No Brasil, é raro que as temperaturas fiquem baixas nesse nível. Além disso, o frio aqui não costuma ser acompanhado de umidade. Assim, não é comum que se formem flocos de neve e ocorram precipitações dessa forma.

“É necessário umidade e um mecanismo que favoreça a formação de nuvem. Normalmente, você tem movimentos de baixo para cima, que carregam umidade e favorecem a formação de nebulosidade. A passagem de uma frente fria associada a esse cenário gera a neve”, afirmou o meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Diogo Arsego à BBC.

“Para que ela atinja a superfície, é necessário que a temperatura entre a nuvem e o solo esteja abaixo de zero grau ou muito próxima disso. Caso contrário, esse floco vai derreter e virar gota no caminho”, completou.

Contudo, em regiões mais altas de Santa Catarina, é comum que o fenômeno ocorra durante o inverno. A neve em pleno outono, como a dessa semana, é mais rara. Ela ocorreu pela última vez em 17 de abril de 1999, em São Joaquim. O fenômeno La Niña também estava vigente naquela época.

As temperaturas mínimas registradas nessa segunda-feira foram as seguintes:

Bom Jardim da Serra: -2,4ºC
São Joaquim: -0,12ºC
Urupema: 1,38ºC
Tangará: 2,81ºC
São José dos Ausentes: 2,1ºC

Defesa Civil está registrando temporada de frio em todas as cidades de Santa Catarina diariamente

Confira as imagens da neve em Santa Catarima:

@sergiofeliperodrigues A primeira neve do ano de 2022 em Bom Jardim da Serra-SC17 de maio de 2022.#neve #inverno2022 #fyp #santacatarinabrasil ♬ som original – sergiofeliperodrigues9

De acordo com os especialistas, mais neve deve ser observada no estado nos próximos dias. “A condição de neve para hoje não é somente para o Planalto Sul. Tem condição também o Meio Oeste e o Oeste catarinense, porque as temperaturas realmente estão bem baixas. Tem umidade, tem tudo disponível para aconteça o fenômeno. Então, é bastante propício”, explica ao g1 Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram.

Onde já nevou no Brasil?

A neve é relativamente comum em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e no Paraná. O consenso é que o fenômeno é mais observado em regiões mais altas, como as serras.

Contudo, já foram registrados fenômenos envolvendo neve em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal (sério).

Parece uma foto da União Soviética, mas é Brasília em 1961 cheia de gelo após uma onda de frio intensa

Em Brasília, existem fotos anônimas mostrando a esplanada dos ministérios cobertas pela geada no ano de 1961 e registros do século 18 já falam de neve no planalto central. Em 1975, Curitiba teve uma tempestade de neve. A cidade ficou totalmente coberta pela neve em 17 de julho de -2°C.

Leia também: 1º inverno acima de 0°C em Moscou e 1º inverno sem neve em Helsinki alertam para mudanças climáticas

Publicidade

Fotos: Foto 1: Reprodução/Instagram Foto 2: Governo de SC Foto 3: Fotógrafo anônimo


Canais Especiais Hypeness