Inovação

Brasil ganha primeira nanofábrica que produz iogurte plant-based personalizado com base em informações genéticas

Vitor Paiva - 11/05/2022 às 17:01 | Atualizada em 16/05/2022 às 10:33

Mais do que simplesmente uma empresa que desenvolve alimentos plant-based, a The Question Mark Company é a primeira foodtech do Brasil a implementar uma nanofábrica, localizada em Cajamar, em São Paulo, capaz de produzir iogurte personalizado, baseado no mapeamento genético de cada cliente. Assim, quando afirma que seus produtos foram pensados para a saúde de quem os comprar, a Question Mark está não somente sendo literal como  individual, desenvolvendo o iogurte especificamente respondendo  à necessidade de cada organismo, estabelecendo a marca como uma alternativa que prioriza as funcionalidades alimentares como um todo.

O inhame é um dos ingredientes de base para produção dos iogurtes

O inhame é um dos ingredientes de base para produção dos iogurtes

-Maionese de vegetais criada com inteligência artificial chega ao Brasil

A apresentação da empresa não economiza substantivos para descrever a novidade: segundo seu site, a Question Mark é a “revolução que sua alimentação precisa”. Desenvolvendo alimentos somente com ingredientes vegetais, a empresa se baseia em coco, inhame e castanha-de-caju para oferecer todas as mais importantes vitaminas e sais minerais sem qualquer tipo de “conservantes, gomas, espessantes, corantes, aromatizantes e edulcorantes”, diz o site. “Essa composição revolucionária permite replicar a tradição milenar da fermentação, sempre plant-based, para a nossa linha Milk? e Yogurt?”, diz o texto: a linha de produtos também inclui um leite feito a partir de ingredientes vegetais.

 

Feito também a partir de castanha-de-caju, o iogurte traz calda de frutas

Feito também a partir de castanha-de-caju, o iogurte traz calda de frutas

Os produtos da Question Mark não trazem qualquer aditivo químico ou industrializado

Os produtos da Question Mark não trazem qualquer aditivo químico ou industrializado

-19 boas opções de pratos veganos, vegetarianos e plant based por delivey

A personalização dos iogurtes é feita a partir de um mapeamento genético, mas pode também se basear em um questionário individual. “Com base nas informações apontadas pelo mapeamento, os produtos podem conter até 34 ingredientes, além de sua formulação base, por exemplo: Vitamina C, Vitamina D, Vitamina B12 e diversos minerais. Tudo de forma personalizada e formulada para atender as principais necessidades de cada pessoa” afirma Pedro Campos, fundador da empresa, sobre a tecnologia que aplica nutrientes nanoencapsulados no alimento. Os iogurtes são acompanhados por caldas feitas com frutas, ervas e raízes, para combinar nutrição com sabor.

A linha de produtos também traz um leito à base de ingredientes vegetais

A linha de produtos também traz um leito à base de ingredientes vegetais

-Seleção Hypeness: 25 lugares para veganos e vegetarianos serem felizes em SP

Para desenvolver o modelo de negócio e fundar a empresa, Campos passou por um intenso processo de pesquisa e estudos, colhendo frutos hoje medidos não somente pela qualidade dos produtos, mas também das parcerias: são parte da equipe da Question Mark, que colocará seus produtos no mercado no segundo semestre de 2022, nomes como do skatista Bob Burnquist e do surfista Carlos Burle. “Me orgulho de hoje ser parte de uma marca que é comprometida com a alimentação saudável e que apresenta ao mercado produtos saborosos e altamente nutritivos, sem utilizar nenhum tipo de conservantes, corantes e/ou aromatizantes”, conclui Campos.

Iogurtes e leite da linha de produtos da The Question Mark Company

Iogurtes e leite da linha de produtos da The Question Mark Company

Publicidade

© fotos: Instagram/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness