Viagem

Brasileiro investiu R$ 4 mil e ganhou sorteio para ir ao espaço

17 • 05 • 2022 às 10:21 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Jornalista, escritor e músico, Vitor Paiva é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade.

Quando o engenheiro de produção mineiro Victor Correa Hespanha gastou 4 mil reais em NFT, ele tinha como objetivo simplesmente diversificar seus investimentos, mas a aplicação irá levá-lo ao espaço – literalmente. Foi a primeira vez que Hespanha, que tem 28 anos e vive na região centro-sul de Belo Horizonte, comprou um token não fungível, utilizando criptomoedas para tal, e logo foi sorteado pela Crypto Space Agency (CSA), que colocou 5.555 NFTs à venda em abril, para tripular um voo da empresa de turismo espacial Blue Origin, ao lado de outros cinco sorteados, e se tornará o segundo brasileiro na história a viajar ao espaço.

O engenheiro de produção mineiro Victor Correa Hespanha irá ao espaço no dia 20

O engenheiro de produção mineiro Victor Correa Hespanha irá ao espaço no dia 20

-Primeiro hotel no espaço tem inauguração atrasada para 2027

O jovem engenheiro mineiro revelou que ainda sabe de todos os detalhes da missão, que se chama NS-21 e decolará no dia 20 de maio, mas foi informado que o voo terá 11 minutos de duração, com 5 deles em gravidade zero, quando os tripulantes poderão flutuar acima da linha da atmosfera em um capsula de alta velocidade. “Pelos vídeos que vi, a ‘janela’ é grande, vai dar para ver muita coisa”, comentou Hespanha, em entrevista para o G1. “É assustador também, nunca pensei [que conseguiria], sou pessoa comum, mas estou tendo essa oportunidade incrível. Isso é para mostrar que viagem ao espaço não é só coisa de bilionário”, comentou.

O emblema da missão traz os nomes dos passageiros

O emblema da missão traz os nomes dos passageiros

-Jeff Bezos foi ao espaço ao lado de astronauta mais velha do mundo e que esperou 60 anos por sonho

A viagem ao espaço será a realização de um sonho de infância que parecia praticamente impossível de ser realizado: Hespanha comentou que passou a infância na capital mineira assistindo a filmes de espaço e olhando para os céus mineiros. Antes do mineiro, o único brasileiro a realizar feito semelhante era o astronauta profissional Marcos Pontes, que viajou até a Estação Espacial Internacional em 2006. Segundo relatou a empresa Crypto Space Agency, além do engenheiro, completam a tripulação o engenheiro estadunidense Evan Dick, a engenheira elétrica mexicana Katya Echazarreta, o aviador e empresário britânico Hamish Harding, o investidor estadunidense Jaison Robinson e o investidos e explorador estadunidense Victor Vescovo.

Post da Blue Origin revelando todos os passageiros da missão

Post da Blue Origin revelando todos os passageiros da missão

A nave New Sheppard irá levar o brasileiro ao espaço

A nave New Sheppard irá levar o brasileiro ao espaço

-‘Capitão Kirk’, William Shatner se emociona ao voltar do espaço

A Blue Origin, que realizará o voo, é a empresa de turismo espacial do bilionário Jeff Bezos, dono da Amazon, que participou de viagem em julho do ano passado, e já realizou vinte viagens ao espaço – quatro delas com passageiros. A quinta missão tripulada será realizada pela nave New Sheppard e, a exemplo das anteriores, a viagem da NS-21 será suborbital, ultrapassando a Linha de Kárman, a 100 km de altura, convencionada para determinar o início do espaço, para descer em seguida. Durante os minutos de retorno em alta velocidade, os passageiros vivenciam a sensação de gravidade zero – e começam a flutuar.

O brasileiro embarcou recentemente para os EUA ao lado da esposa Marcella Diniz

O brasileiro embarcou recentemente para os EUA ao lado da esposa Marcella Diniz

Publicidade

© fotos 1, 2, 5: Instagram/reprodução

© fotos 3, 4: Blue Origin/divulgação


Canais Especiais Hypeness