Sustentabilidade

Brasília teve dia mais frio da história com 1,4º C e mesmo assim banhistas foram vistos em piscinas geladas

19 • 05 • 2022 às 15:52
Atualizada em 19 • 05 • 2022 às 17:15
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Desde segunda-feira (16), a região Centro-Sul do Brasil tem sofrido com uma intensa onda de frio. Temperaturas abaixo de zero foram registradas em boa parte dos estados. Em Brasília, a temperatura chegou a 1,4º C e bateu o recorde de histórico da cidade.

Mesmo em meio ao frio intenso de Brasília, banhistas foram vistos nas piscinas das Águas Minerais, um dos principais pontos turísticos da capital federal.

Piscinas naturais de Brasília continuaram operando mesmo em meio a onda de frio histórica; corajosos (ou malucos) se banharam nas águas termais mesmo no dia mais frio da história da capital

A temperatura mais baixa da história do Plano Piloto era de 1975, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mediu 1,6º C.

No Gama, os especialistas estimaram uma sensação térmica de -1º C. É uma temporada de frio nunca antes vista e nem mesmo registrada nos meses de inverno.

Ao redor do país

Toda a região Centro-Sul do país está lidando com temperaturas surpreendentemente baixas.

A combinação de duas massas de ar polar com a tempestade tropical Yakecán acabou causando a queda nos termômetros de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal.

Frio extremo registrado no sul do Brasil gerou neve; temperaturas recorde para maio foram registradas

Em SC e RS, neve tem sido registrada desde a última segunda-feira (16), com sensações térmicas de -20º C em algumas cidades. Além disso, ventos fortes (estimados em mais de 150 km/h!) tombaram um caminhão em Bom Jardim da Serra (SC).

Em São Paulo, as baixas temperaturas sempre evidenciam o descaso da cidade mais rica do país com as cerca de 30 mil pessoas que vivem vagando sem rumo pelas ruas. Na quarta-feira (18), uma morte relacionada ao frio e um caso de hipotermia foram registrados na Zona Leste da metrópole.

Além disso, a cidade de São Paulo também viu os trens do metrô na Linha Vermelha pararem suas operações porque alguns veículos acabaram com freios congelados.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness