Debate

Chamar homem de ‘careca’ é considerado assédio sexual, afirma tribunal de calvos

Redação Hypeness - 12/05/2022 às 16:31

Um tribunal britânico decidiu que chamar homem de “careca” no ambiente de trabalho é assédio sexual. O eletricista Tony Finn relatou que foi vítima desse comentário em seu antigo emprego e os juízes lhe deram ganho de causa.

O grupo de juízes responsável pelo caso era composto por três homens calvos, que reconheceram o fato durante o julgamento.

Homem ganhou processo trabalhista por alegação de que xingamento como “careca” se equiparava a assédio sexual

Ele trabalhou por 24 anos na empresa Bung de West Yorkshire. Finn foi demitido em maio do ano passado. De acordo com o empregado, ele foi chamado de “careca de merda” por um de seus patrões durante seu período dentro da empresa.

Os juízes compararam o xingamento com comentários sobre os seios de uma mulher dentro do ambiente de trabalho, alegando que se tratava de uma questão de gênero. Sério.

“O Sr. King fez a observação com o objetivo de ferir o reclamante, comentando sobre sua aparência, que é frequentemente encontrada entre os homens. O Tribunal, portanto, determina que, ao se referir ao reclamante como um ‘careca de merda’ a conduta do Sr. King foi indesejada, foi uma violação da dignidade do reclamante, criou um ambiente intimidador para ele, foi feito para esse propósito, e está relacionado com o sexo do requerente”, disse o tribunal na sentença.

“É muito mais provável que uma pessoa que recebe um comentário sobre os seios seja uma mulher”, disse o tribunal. “Assim também, é muito mais provável que uma pessoa que recebe uma observação como a feita pelo Sr. King seja do sexo masculino”, afirmou a decisão final dos juízes calvos.

A decisão final dos juízes foi em favor do trabalhador, que receberá compensações trabalhistas por demissão injusta, demissão abusiva e sujeição a assédio sexual por conta do comentário sobre a calvície de Tony Finn.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness