Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Uma pesquisa realizada com 48 gatos no Japão concluiu que os felinos são capazes de reconhecer o nome de outros gatos e até mesmo de seus donos – e que “estranham” quando ouvem o nome errado. Realizada por cientistas ligadas a três universidades japonesas, de Kyoto, de Sophie e de Azabu, e publicada na revista científica Scientific Reports, estudando felinos que convivem com vários gatos e pessoas ao mesmo tempo. Para isso, os pesquisadores recorreram aos “gatos cafés”, cafeterias no país onde clientes podem brincar e mesmo adotar os animais que moram nos locais.
A pesquisa mostra que os gatos sabem os nomes de outros gatos – e das pessoas
-Nomes para gatos: esses são os nomes de felinos mais populares do Brasil
Além de utilizar os gatos dos cafés, o estudo também trabalhou com felinos que vivem em residências com mais gatos e diversas pessoas, e foi realizado em duas etapas. Inicialmente, os cientistas apresentaram aos gatos imagens de outros felinos conhecidos junto de gravações da voz do dono, chamando o animal primeiro pelo nome correto e, em seguida, por um nome “errado”. A pesquisa concluiu que os animais passaram mais tempo olhando para a imagem na chamada “condição incongruente”, quando o nome não condiz com o animal da foto, do que na “condição congruente”, quando o animal era chamado pelo nome correto.
Um dos diversos “cafés de gatos” em Tóquio, na capital do Japão
-Estudo comprova que gatos sabem quando são chamados mas fingem que não entendem
A pesquisa também apontou uma diferença entre o comportamento dos gatos que vivem nos cafés e os animais dos lares domésticos: os gatos “de casa” passaram mais tempo “intrigados” olhando para a imagem do que os dos cafés. A conclusão sugere que os felinos das cafeterias estão mais acostumados a conviver com outros animais e, assim, com nomes diversos. No segundo momento da pesquisa, o mesmo processo foi realizado com fotos dos tutores humanos no lugar dos animais – e o resultado foi o mesmo.
As condições “congruentes” e “incongruentes” apresentadas na pesquisa
-Roteiro Hypeness: conheça o Café com Gato, o primeiro cat café do Brasil
A segunda etapa foi realizada somente com os animais que moram em residências, e mostrava a foto do “dono” junto de duas gravações, uma com o nome correto, e outra com o nome errado da pessoa. Os animais permaneceram mais tempo olhando para a foto em “condição incongruente” do que para a imagem em na “condição congruente”, quando foto e nome eram compatíveis. “Os felinos não parecem estar escutando as conversas das outras pessoas, mas na verdade eles estão”, afirmou o pesquisador Saho Takagi, da Universidade Azabu, à imprensa local.
No estudo, os gatos “estranham” quando o nome errado é associado a um gato ou uma pessoa
-Gato preto era sagrado no Egito Antigo e azar é lenda criada na Igreja Católica
“Esse estudo oferece evidências de que os gatos ligam o nome de uma companhia ao rosto correspondente sem treinamentos explícitos”, diz o texto da pesquisa. “Em outras palavras, a frequência e número de exposição ao estímulo pode tornar a associação rosto-nome mais provável”, concluíram os pesquisadores.
Publicidade
O escritor Bruce Kasanoff afirma em um artigo para a Forbes que a intuição é uma forma elevada de inteligência....
Um fato bastante inusitado, e também raro, chamou a atenção de pesquisadores da Carolina do Sul, nos Estados Unidos,...
Beber moderadamente pode ser garantia de uma noite especialmente divertida, mas quem se aventura pelos bares da vida...
Se o cachorro é o melhor amigo do homem, como em toda boa amizade, eventualmente o carinho pode acabar se...
Poder é sinônimo de controle e os meios para alcançá-los vão muito além das forças mais diretas e evidentes,...
Um experimento realizado pela oftalmologista e pesquisadora brasileira Carina Costa Cotrim no Hospital das Clínicas da...
O Sol é um astro de temperamento literalmente explosivo, que não permite que nada ou ninguém se aproxime demais –...
Se a Terra já é dos homens mais ricos do mundo, empresários como Elon Musk e Jeff Bezos agora estão de olho nos...
O município de Praia Grande, no litoral de São Paulo, vive um surto de sarna humana, doença causada pelo ácaro...