Inspiração

Climatizadores e ar-condicionado: qual a diferença e como escolher?

30 • 05 • 2022 às 10:20
Atualizada em 30 • 05 • 2022 às 10:37
Renata Rodrigues
Renata Rodrigues   Redatora Natural de Teresópolis, jornalista pela UNESA com passagem pela UPorto e pós-graduanda pela USP, é apaixonada por comunicação, festivais de música e tudo o que envolve cultura. Viciada em séries baseadas em histórias reais, dramédia e livros de romance. É especialista em conteúdo web mas também tem experiência com redação, entrevistas, jornalismo e cobertura de eventos.

Em tempos de termômetros na casa dos 30º, é normal buscar soluções que amenizem o calor excessivo dessa época como é o caso dos aparelhos de ar-condicionado e climatizadores. Seja na temporada de altas temperaturas ou nos dias de termômetros quase negativos, climatizadores e ar-condicionado são equipamentos que podem trazer algum conforto no que diz respeito a sensação térmica do ambiente. Por mais que a procura pelos equipamentos aumente consideravelmente nas épocas de calor, nem todo mundo sabe a diferença entre eles. Então siga até o fim desta matéria que nós vamos te explicar a funcionalidade de cada um.

Qual a diferença entre climatizador e ar-condicionado?

Climatizadores podem ser considerados uma espécie de ‘ventilador’ com reservatório de água. Isso porque ele reduz a temperatura do ambiente através das gotículas de água que evaporam do equipamento. Os aparelhos de climatizar ambiente consomem pouca energia e são compactos, o que facilita o transporte deles entre as diferentes áreas.

O ar-condicionado, por sua vez, é um equipamento maior que utiliza gás refrigerante para converter a temperatura do ar de quente para fria. Sua tecnologia captura o ar externo, o refrigera e devolve ao ambiente. Existem alguns tipos de ar-condicionado no mercado, mas os mais comuns são o split, portátil e de teto ou janela.

Quais as vantagens e como escolher um climatizador ou um ar-condicionado?

Climatizadores e ar-condicionado: qual a diferença e como escolher?

Definir qual dos dois aparelhos é o ideal para você vai além de saber as funcionalidades que eles oferecem. Primeiro de tudo, é necessário entender quais benefícios são mais adequados ao que você procura e qual o local você pretende colocá-lo.

Sendo assim, os climatizadores são mais indicados para ambientes menores pois possuem cobertura direta e capacidade de resfriamento do ambiente em uma média de 12ºC. Confira algumas das vantagens de adquirir um climatizador:

  • Consomem pouca energia elétrica;
  • Deixam o ar úmido, o que é bom para pessoas que possuem dificuldades respiratórias;
  • Possuem modelos portáteis que facilitam a circulação em diferentes ambientes;
  • São silenciosos;
  • Não liberam gases ou substâncias nocivas ao meio ambiente, já que são abastecidos com àgua.

 

Aparelhos de ar-condicionado são eficientes para ambientes mais amplos e com maior número de pessoas. Eles exigem que o ambiente esteja fechado para melhor aproveitamento do equipamento e redução do consumo de energia.

Quando for escolher o ar-condicionado, lembre-se de analisar a potência do aparelho e a metragem da área em que deseja instalá-lo. A potência de um ar-condicionado é medida em BTUs (Unidade Térmica Britânica), unidade que determina a capacidade de resfriamento do ambiente. Veja abaixo as vantagens de adquirir um ar-condicionado:

  • Mantém o ambiente em uma temperatura constante;
  • Possuem funções automatizadas como timer e sleep, que aumentam a praticidade do equipamento;
  • Oferecem controle da temperatura, regulam o ângulo de saída do ar e a velocidade do ar;
  • Tem filtro purificador que melhora a qualidade do ar;
  • Possuem variedade de modelos para atender diferentes finalidades.

 

Algumas opções de climatizador e ar-condicionado para você escolher!

Agora que você já sabe a diferença e as vantagens de cada um dos dispositivos apresentados, nós selecionamos alguns modelos disponíveis no mercado para te ajudar a escolher qual é o ideal para você!

Climatizador de Ar Climatize Compact Cadence

Climatizador de Ar Climatize Compact Cadence

Climatizador de Ar Climatize Compact Cadence

Quer um climatizador multifuncional? O Climatize Compact da Candence é um dispositivo 3 em 1: climatizador, circulador e umidificador de ar. Possui filtro lavável e anti-poeira com rodinhas e alça para facilitar o deslocamento. Reservatório com capacidade de 3,7 litros e marcador para o nível da água.

Ar-Condicionado Split HW Dual Inverter Voice Quente e Frio LG

Ar-Condicionado Split HW Dual Inverter Voice Quente e Frio LG

Ar-Condicionado Split HW Dual Inverter Voice Quente e Frio LG

Busca um ar-condicionado para usar durante o ano todo? O Split HW Dual Inverter da LG é o ideal. Sua tecnologia conta com comando de voz permitindo que o aparelho seja controlado por assistente virtual como a Alexa. Possui capacidade de resfriamento ágil e economia de até 70% em energia. Isso tudo de forma silenciosa e com 9.000 BTUs.

Climatizador de Ar Fresh Air Mondial

Climatizador de Ar Fresh Air Mondial

Climatizador de Ar Fresh Air Mondial

Busca um ambiente ventilado e refrescante? O Climatizador Fresh Air da Mondial tem função de ventilação e umidificação. Ele possui controle de velocidade via controle remoto com três modos de programação, ideal para quem gosta de dormir em um ambiente fresquinho. Dá para deixá-lo funcionando por até 7h30.

Ar-condicionado de Janela Springer Midea

Ar-condicionado de Janela Springer Midea

Ar-condicionado de Janela Springer Midea

Se busca um aparelho fixo para colocar na janela da sala, do quarto ou do escritório leia mais sobre o Ar-Condicionado de Janela Springer da Midea. Ele possui duas velocidades e modo ventilação e é silencioso. O fluxo de ar pode ser direcionado para quatro direções através dos defletores direcionadores móveis, garatindo uma cobertura ampla com 7.500 BTUs.

Climatizador de Ar Frio Midea

Climatizador de Ar Frio Midea

Climatizador de Ar Frio Midea

Quem preza pela qualidade do ar durante o dia pode saber mais sobre o Climatizador de Ar Frio da Midea. O equipamento possui três níveis de filtragem do ar que agem limpando as impurezas do ambiente. Ele é fácil de abastecer, possui funções sleep e brisa e ainda oferece a praticidade de ser portátil.

Ar-Condicionado Split HW Eco Power Elgin

Ar-Condicionado Split HW Eco Power Elgin

Ar-Condicionado Split HW Eco Power Elgin

Quem busca um aparelho com função resfriamento pode gostar do Ar-Condicionado Split HW Eco Power da Elgin. Possui função auto-limpeza, que elimina o acúmulo de poeira e umidade na superfície, evitando odores indesejáveis. Ele tem design sofisticado e moderno e conta com sistema de controle Wifi e display digital, que só acende ao ligar o equipamento. É perfeito para qualquer ambiente e tem capacidade de 9.000 BTUs.

*A Amazon e o Hypeness uniram forças para te ajudar a aproveitar o melhor que a plataforma oferece em 2021. Pérolas, achados, preços suculentos e outros garimpos com uma curadoria especial feita pela nossa redação. Fique de olho na tag #CuradoriaAmazon e acompanhe nossas seleções.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness