Criatividade

Com paródia de ‘Meninas Malvadas’, Raphael Vicente incentiva jovens a tirarem o título de eleitor

Redação Hypeness - 03/05/2022 às 09:31

O prazo para regularizar o título de eleitor termina na quarta, dia 4 de maio, e muitas celebridades e influenciadores uniram esforços para convocar jovens entre 16 e 18 anos para regularizarem a situação eleitoral e participarem desta grande festa da democracia. Quem entrou na onde recentemente foi Raphael Vicente, que fez uma parodia de milhões do clássico “Meninas Malvadas” para incentivar o público.

Cria da favela da Maré, do Rio de Janeiro, e conhecido por vídeos icônicos na internet, influenciador digital recriou uma cena do filme de 2004 em que as “Poderosas” são apresentadas à aluna nova Cady Heron (Lindsahy Lohan). Nela, Raphael orienta uma nova aluna sobre o tal grupo, comandado por Lucilene.

—Participação das mulheres na política do Brasil é uma das mais baixas do mundo

Com paródia de 'Meninas Malvadas', Raphael Vicente incentiva jovens a tirarem o título de eleitor

Com paródia de ‘Meninas Malvadas’, Raphael Vicente incentiva jovens a tirarem o título de eleitor

Incluindo toda a família na cena repaginada, a popular Regina George é interpretada por Luciene, madrinha de Rapha, e é a aluna mais admirada por todos os estudantes da escola. Isso por que ela tem um grande poder: o título de eleitor.

O vídeo já conta com mais de 1 milhão visualizações somente no Twitter e não teve nenhum apoio governamental para sua criação.

“No Brasil temos a ideia equivocada de que os jovens não têm autonomia ou capacidade ainda de formar suas próprias opiniões. Parece que há no público um certo descaso com a visão dos jovens. Isso é péssimo. Os jovens não são apenas “o futuro”, eles são o presente da nossa sociedade e democracia – e precisam defender seu espaço, suas vozes e opiniões. A melhor forma de fazer isso é tirando o título, formando sua opinião criticamente e votando conforme as suas convicções”, comenta Caio Machado, diretor e cofundador do Instituto VERO.

Em agosto de 2021, Raphael Vicente viralizou e movimentou as redes sociais com um vídeo incentivando a vacinação contra a Covid-19. O influenciador acumula mais de 3 milhões de seguidores no Tiktok, Twitter e Instagram.

Pela primeira vez perfil médio do candidato nas Eleições brasileiras é negro

“Pra mim, esse é o papel de um influenciador digital: levar informações. Sinto falta de campanhas feitas por órgãos governamentais com o público alvo. Não estou falando das campanhas genéricas, mas sim de campanhas com a linguagem do público que se quer atingir, como eu faço. Assim é o meu trabalho e acho que funciona por conta disso. Virei o ‘menino das campanhas’ desde que o vídeo da vacina viralizou”, conta Rapha.

Depois de ter o menor alistamento de jovens na história das eleições diretas no Brasil, as campanhas começaram a pipocar na internet. No mês de março, o Tribunal Superior Eleitoral registrou um salto de 45,63%, quando comparado a fevereiro. Agora o prazo está acabando, mas ainda é tempo!

—Título de eleitor: como tirar o documento pela internet e garantir voto nas eleições

Publicidade

fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness