Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um relatório da inteligência norte-americana anunciou que o país não irá mais realizar testes anti-satélite e irá incentivar outras nações a seguirem o mesmo caminho. “Esses testes são perigosos e não vamos realizá-los”, diz a vice-presidente Kamala Harris, da Casa Branca.
O anúncio significa que os Estados Unidos estão determinados a encerrar operações de destruição de satélites que estão em órbita no espaço, mesmo os inativos, a fim de evitar a produção de lixo espacial, que pode acabar afetando o planeta Terra.
– Estação Espacial irá “cair” na Terra em 2031; entenda para onde satélites são levados
Até agora, China, Rússia e Índia eram outros países adeptos da prática de destruir um satélite quando o aparelho se torna inativo, por meio de atividades militares. De acordo com um relatório da inteligência norte-americana, essa prática era constante não somente para “limpar” satélites desligados, mas também como um treino para um cenário de guerra. Destruir satélites espiões ou mesmo os que são assumidamente de outros países é uma estratégia para “cegar o inimigo”.
A nova posição dos EUA sobre testes antissatélites ocorre em meio à guerra na Ucrânia
– Entenda acordo entre Elon Musk e governo brasileiro para rede de satélites na Amazônia
Harris mencionou ainda que o plano de abandonar os testes anti-satélite veio após as ações da Rússia no ano passado. Precisamente, em 15 de novembro, quando Moscou deu luz verde para destruir um antigo satélite da era soviética com um míssil, manobra que foi condenada pelos Estados Unidos. O Kremlin reconheceu que o lixo espacial produzido nessa operação será uma ameaça “durante anos”. que garantiu que o lixo continuaria sendo uma ameaça “durante anos”.
Segundo a CNN, Os Estados Unidos realizaram seu último teste ASAT em 2008, com a missão de derrubar um satélite espião. “Os detritos começarão a reentrar na atmosfera da Terra imediatamente”, disse o Departamento de Defesa na época.
Publicidade
Inicialmente, o encontro entre as irmãs Brittany e Briana Deane e os irmãos Josh e Jeremy Salyers parecia somente uma...
Na próxima sexta-feira (6) a velocidade da Terra será cerca de 7 mil quilômetros mais lenta do que no mês de...
Basta uma pequena mudança para que um imenso processo de desequilíbrio aconteça na natureza – e é esse o problema...
Uma escavação em Fenstanton, um vilarejo no condado de Cambridgeshire, a leste da Inglaterra, resultou em uma das...
Antigas civilizações encontraram formas engenhosas de fazer a água chegar à população, a exemplo dos aquedutos...
A única certeza que temos na vida é a de que um dia iremos morrer. No entanto, algumas mortes são tão absurdas que...
Se a maconha em seu uso médico já é praticamente um consenso no meio científico como uma verdadeira revolução...
No ano passado, todas as atenções do planeta se voltaram para um misterioso visitante: o cometa interestelar...
Quando tinha nove anos de idade, o pequeno Patches foi diagnosticado com um tumor osteocondrossarcoma multilobular, que...